Prefeitura de Paranaguá abre cadastramento para pessoas com comorbidades conforme lista do Ministério da Saúde

0
2447

Please enter banners and links.

Para agilizar a vacinação contra a Covid-19 voltada às pessoas com comorbidades, a Prefeitura de Paranaguá por meio da Secretaria Municipal de Saúde lança nesta segunda-feira, 3, no site www.paranagua.pr.gov.br o “Cadastro de Portadores de Comorbidades”.

No espaço, o cidadão deverá preencher todas as respostas solicitadas e anexar o laudo médico atestando a comorbidade e aguardar a confirmação da Secretaria Municipal de Saúde para procurar a Estação Ferroviária e receber a vacina.

As pessoas somente devem buscar o local após a confirmação da Secretaria de Saúde por e-mail.

As pessoas que são atendidas pelas unidades básicas de saúde devem procurar o atendimento nesses locais. O médico que já realiza o acompanhamento em decorrência da doença crônica, confeccionará o laudo caso esteja de acordo com o exigido pelo Ministério da Saúde. O cadastro pode ser preenchido em casa como também na própria unidade básica de saúde.

Como se trata de comorbidades (doenças crônicas que exigem acompanhamento médico periódico), NÃO SERÃO ACEITAS declarações obtidas na UPA, Hospital Regional do Litoral, Arena Albertina Salmon ou Hospital de Campanha já que esses ambientes não realizam atendimentos de rotina e são voltados a urgência e emergência ou unicamente a casos relacionados à Covid-19.

A rede privada também deverá seguir o mesmo modelo de laudo. Não serão aceitos atestados com comorbidades diferentes das indicadas pelo Ministério da Saúde porque as doses chegarão já com público preconizado.

Como ocorre em todo o país, Paranaguá seguirá as indicações do Ministério da Saúde quanto às pessoas com comorbidades que deverão ser vacinadas nesta etapa.

PÚBLICO ALVO
Neste primeiro momento só devem se cadastrar pessoas com 55 a 59 anos (com as comorbidades preconizadas pelo Ministério da Saúde), Gestantes com 18 a 59 anos (com as comorbidades preconizadas pelo Ministério da Saúde), mulheres pós-parto com 18 a 59 anos (com as comorbidades preconizadas pelo Ministério da Saúde), pessoas com síndrome de Down (exame comprovando a trissomia do cromossomo XXI), pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise), pessoas com Deficiência Permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) de 55 a 59 anos (comprovação do cadastro por certidão que deve ser retirada na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social.

A Secretaria Municipal de Saúde informará por etapas, as faixas etárias e grupos que receberão a vacina aumentando o público atingido de acordo com a chegada de imunizantes ao Município.

Confira mais informações sobre as comorbidades, documentos necessários e procedimentos aqui: https://www.paranagua.pr.gov.br/noticias/noticia423.html

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here