No Dia Mundial da Água a Paranaguá Saneamento destaca a importância do uso consciente  

0
253
COLABORE  COM O NOSSO JORNALISMO  LOCAL  PIX 41996934645

Please enter banners and links.

Em 22 de março é comemorado o Dia Mundial da Água, data em que todos celebram os benefícios deste recurso natural. A água tratada é importante para a saúde e a qualidade de vida. Quando abrimos as torneiras, a água já está própria para o consumo. Mas será que todos sabem qual é o caminho que a água faz até chegar às nossas casas?

Em Paranaguá, a água bruta é captada dos rios Santa Cruz, Miranda e Ribeirão. Estes locais são regulamentados pela legislação, garantindo a qualidade. Essa água segue para as Estações de Tratamento de Água (ETAs) onde várias etapas são executadas para garantir o tratamento adequado. O tratamento começa com a oxidação, onde metais e matérias orgânicas são oxidados e depois recebem coagulantes, transformando as partículas sólidas em flocos pesados, o que é chamado de coagulação.  O próximo passo é a floculação, nesta etapa ocorre uma mistura lenta da água que faz com que as partículas de sujeira se aglutinem em flocos, para facilitar sua remoção. A partir daí, as impurezas vão se separar da água que será filtrada. Na água, depois de filtrada, é adicionado cloro para eliminar germes e garantir a qualidade da água que chega ao consumidor.

Todos esses procedimentos envolvem profissionais qualificados e investimentos feitos pela Paranaguá Saneamento em estrutura e tecnologia. Mas a água ainda tem uma parte importante do caminho a percorrer, antes de chegar até as torneiras. O último processo na ETA é a fluoretação, o que reduz a incidência de cárie dentária. Toda a água produzida vai para os reservatórios e depois chega às casas para o consumo. Para abastecer a cidade, a Paranaguá Saneamento conta com duas estações de tratamento, a ETA Colônia e ETA Alexandra e quatro reservatórios. A concessionária também disponibiliza mais duas ETAs para abastecer a Ilha do Mel, uma unidade em Nova Brasília e na Encantadas.

“A Paranaguá Saneamento tem a missão de comemorar o Dia Mundial da Água cumprindo o compromisso de prestar o serviço para a comunidade com ética e respeito, levando a todos o bem mais precioso para a vida”, destaca o diretor de operações da companhia, João Roberto Rocha Moraes.

Todos os esforços promovem mais qualidade de vida e saúde.  No entanto, é importante que a água que chega a nossas torneiras seja utilizada de forma consciente. É possível repensar a forma como a utilizamos, avaliando se ela deve ir para o ralo ou pode ser reaproveitada em outras atividades.

Sobre a Paranaguá Saneamento – Por meio de concessão plena com validade de 48 anos, a Paranaguá Saneamento assumiu o gerenciamento e a operação de sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário da cidade de Paranaguá em 2001. A empresa atende a 155 mil pessoas e tem como objetivo universalizar o acesso da população à água de qualidade e à coleta e tratamento de esgoto. Desde 2017, faz parte da Iguá Saneamento, companhia que está presente em 37 municípios brasileiros e que alcança 6 milhões de pessoas com o compromisso de ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil.

Sobre a Iguá Saneamento: A Iguá é uma companhia de saneamento, controlada pela IG4 Capital, que atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por intermédio de concessões e de parcerias público-privadas. Atualmente, está presente em 37 municípios de cinco estados brasileiros – Alagoas, Mato Grosso, Santa Catarina, São Paulo e Paraná – por meio de 18 operações que, somadas, beneficiam cerca de 6 milhões de pessoas. O alcance dos serviços prestados pela companhia a coloca entre os principais operadores privados do setor de saneamento do país. Em 2020, a Iguá aderiu à Rede Brasil do Pacto Global, iniciativa da Nações Unidas (ONU) para mobilizar a comunidade empresarial na adoção e promoção, em suas práticas de negócios, de Dez Princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. A companhia foi eleita, em 2020, pelo quarto ano consecutivo, uma ótima empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Atualmente, emprega cerca de 1,5 mil pessoas. O nome Iguá é uma referência direta ao universo em que atua: em tupi-guarani, “ig” quer dizer água. www.iguasa.com.br.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here