Paranaguá adota novas medidas de prevenção a Covid-19

0
716

Please enter banners and links.

Em um momento de pandemia com o número de casos da Covid-19 apresentando crescimento em todo o país, a Prefeitura de Paranaguá assinou o Decreto n. º 2.529 com medidas de prevenção à doença. As normas passam a valer nesta quinta-feira, 11.

Algumas questões já reforçadas desde o início da pandemia, não mudarão como a obrigatoriedade do uso de máscara pela população em espaços públicos, comerciais, transporte público, táxi e veículos de aplicativo, o distanciamento social e a orientação da higienização pessoal, das residências, trabalho e demais locais de uso coletivo.

Confira as alterações:

FICA SUSPENSO O FUNCIONAMENTO DAS SEGUINTES ATIVIDADES E SERVIÇOS:
– Estabelecimentos destinados a eventos sociais e atividades correlatas como casas de festas, de eventos e recepções, parques infantis e temáticos;
– Eventos esportivos, técnicos, congressos, reuniões com aglomeração, confraternizações, assembleias, entre outros citados na íntegra do Decreto.
– Bares, casas noturnas e atividades correlatas;
– Parques e praças, permitidas exclusivamente as atividades individuais ao ar livre com uso de máscara e sem contato físico com outras pessoas respeitando e observando o distanciamento social;
– Também não é permitida prática de atividades esportivas coletivas (normas na íntegra do decreto em anexo);

PERÍODO NOTURNO
A circulação de pessoas de 20h às 5h em espaços e vias públicas fica restrita salvo em razão de atividades ou serviços essenciais e casos de urgência;
Também segue proibida a comercialização e consumo de bebidas alcoólicas em espaços de uso público ou coletivo no mesmo período, das 20h às 5h. A medida se estende para estabelecimentos comerciais;

HORÁRIOS E SERVIÇOS
– Atividades comerciais não essenciais poderão atender ao público presencialmente das 9h às 19h de segunda a sexta-feira sendo autorizada a modalidade delivery aos sábados e domingos até às 19h. A prestação de serviços como escritórios e salões de beleza e barbearia, serviços de banho e tosa de animais, entre outras poderão atender ao público de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h.

Academias de ginástica para prática esportiva individual podem funcionar das 6h às 22h de segunda a sexta-feira.

Shoppings Centers poderão abrir das 10h às 19h de segunda a sexta-feira. O atendimento no sábado e domingo poderá ser apenas pela modalidade delivery.

Restaurantes e lanchonetes poderão atender o cliente presencialmente das 10h às 22h de segunda a sexta-feira e nos fins de semana nas formas delivery e drive thru até às 23h ficando vedado o consumo no local e retirada no balcão.

Panificadoras, padarias e confeitarias de rua poderão atender das 6h às 22h, de segunda a sábado. Aos domingos de 7h às 18h ficando proibido o consumo no local.

DELIVERY
A modalidade delivery poderá ocorrer para o comercio em geral das 6h às 22h de segunda a sábado, sendo autorizado aos domingos até as 22h para os seguintes estabelecimentos e serviços:

– Quitandas, mercearias, hortifrutigranjeiros, distribuidoras de bebidas e açougues, comércio de produtos e alimentos de animais, feiras livres, lojas de materiais de construção e comércio ambulante de rua.

ABERTURA 24H
Supermercados, hipermercados, mercados poderão, se assim desejar, trabalhar pelo período de 24 horas seguindo todas as medidas de prevenção. Os postos de combustíveis localizados ao longo da BR277 também poderão funcionar sem interrupção.

Deve-se observar as medidas de prevenção e normas a serem seguidas pontuadas na íntegra do Decreto.

MÚSICA AO VIVO
Está permitida nos ambientes já citados música ao vivo, mas não é autorizada a utilização de pista de dança.

COMPROVAÇÃO
Considerando o Toque de Recolher das 20h às 5h indicado pelo Governo do Estado, a circulação de pessoas em virtude das atividades permitidas após esse horário, deve ser comprovada por meio de nota fiscal, recibo de compra ou declaração de comparecimento com data atual fornecida pelo estabelecimento.

IGREJAS E TEMPLOS
Devem observar a Resolução da Secretaria de Estado da Saúde n.º 221 com ressalva da suspensão das missas e cultos presenciais e drive-in aos sábados e domingos.

Confira a íntegra do Decreto n.º 2.529  CLICANDO AQUI 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here