Agentes comunitários de saúde recebem bicicletas e capacetes

0
194

Please enter banners and links.

A Prefeitura de Paranaguá por meio da Secretaria Municipal de Saúde adquiriu 120 bicicletas, capacetes e cadeados que serão utilizadas pelos agentes comunitários de saúde (ACSs) durante a realização de suas funções. O investimento total é de R$93.970,80.

O objetivo é de proporcionar maior agilidade no atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde e ainda melhorar as condições de trabalho dos ACSs, tornando mais rápido o deslocamento durante seu trabalho. Os ACSs estão diretamente ligados ao Programa Estratégia Saúde da Família onde cada unidade de saúde é responsável por um território contando com equipe multidisciplinar que realiza as visitas domiciliares.

“Nossos ACSs fazem um trabalho importantíssimo na ponta. São eles que estão nos bairros, visitam os pacientes e nada mais justo que tenham um meio de locomoção no território que atuam. Parabéns a secretária Lígia, sua equipe e parabéns aos agentes comunitários de saúde que, com sol ou chuva estão nos bairros levando esse serviço relevante para a população”, ressalta o prefeito Marcelo Roque.

A secretária municipal de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro explica que o agente comunitário trabalha visitando o paciente em casa, confere como ele está e faz o acompanhamento da saúde dele. “O ACS precisa se deslocar no território que atua e muitas vezes a pé e por longas distâncias e esse equipamento os auxiliará no trabalho que exercem”, destaca.

A secretária enfatiza a importância da Atenção Primária. “Vamos alavancar a Atenção Primária para que os pacientes sejam acompanhados reforçando a prevenção e evitando que a doença evolua para um quadro mais grave”, ressalta Lígia Cordeiro.

A agente comunitária de saúde que atua na Vila do Povo, Josivânia Nogueira dos Santos acredita que a bicicleta vai ser uma grande aliada no trabalho. “Vai agilizar bastante o serviço. Vamos de residência em residência na localidade que compreende nosso trabalho para acompanhar esse paciente com o agendamento de vacinas, consultas, entre outros serviços oferecidos pela unidade de saúde. A bicicleta veio em ótima hora”, avalia a ACS.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here