Aplicação de vacina dispensa utilização de luvas

0
132

Please enter banners and links.

Com o início da vacinação contra a Covid-19, alguns questionamentos quanto a utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) no momento da aplicação da vacina podem surgir por parte da população. Para esclarecer essa dúvida, a enfermeira e diretora do Departamento de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, Andrea Gomes de Moura explica que conforme Nota Técnica do Ministério da Saúde e diretrizes internacionais, a utilização de luvas no momento da aplicação somente é necessária em casos específicos.

“O uso de luvas ao administrar vacinas não é necessário. A utilização ocorre apenas se o profissional que administra a vacina entre em contato com fluidos corporais do paciente ou tenha uma lesão aberta na mão. De outra forma, esse EPI é dispensável no momento da aplicação”, informa a enfermeira.

A luva pode ser dispensada, mas a máscara é obrigatória. “Antes da Covid-19, o uso de máscaras não era obrigatório no momento da vacina, contudo no atual cenário de pandemia, o EPI passou a ser indispensável”, salienta Andrea Gomes de Moura.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here