Santuário do Rocio realiza missa de profissão religiosa de 4 Redentoristas

0
1175

Please enter banners and links.

No último domingo, 17, o Santuário Estadual de NSra do Rocio, em Paranaguá, recebeu diversos representantes da comunidade redentorista para a cerimônia em que quatro jovens professaram pela primeira vez os votos de pobreza, castidade e obediência na Congregação do Santíssimo Redentor.

Usando como lema a frase “fazei tudo o que Ele vos disser.” (Jo 2,5), Cleiton Silveira, Kaio Martins, Lyle Diaz e Matheus Fernando, deram seu “sim” oficial, confirmando sua vontade de viver como Missionários Redentoristas. Eles receberam o hábito (veste) redentorista levada ao altar pelos familiares e padrinhos. O superior Provincial, Padre Edilei Silva, presidiu a missa, acolheu os votos e entregou para cada um o livro das constituições da congregação.

Para fazer a profissão religiosa e ser considerado como um Irmão (Frater) Redentorista Cleiton, Kaio, Lyle e Matheus passaram por uma formação longa e exigente. De 2017 a 2019, foram 3 anos – aspirantado, postulantado e pré noviciado – de estudos e preparação. Em 2020, mesmo nas dificuldades dos tempos de pandemia, fizeram o noviciado, dois deles na Argentina, um na Colômbia e um em São Paulo.

Após a profissão religiosa que fizeram, os novos Missionários Redentoristas vão continuar os estudos de Teologia e podem servir na Congregação como Irmãos Consagrados ou como Sacerdotes. Eles estão prontos para atuar em várias missões mantidas pela Congregação em 80 países.

A Congregação dos Redentoristas

No mundo, a comunidade redentorista é formada por mais de 5 mil consagrados, destes aproximadamente 620 missionários estão no Brasil, onde chegaram há 126 anos para atender as comunidades de Aparecida, em São Paulo e de Goiânia, em Goiás. Até hoje são os Redentoristas que cuidam dos santuários de Nossa Senhora Aparecida e do Pai Eterno.  Os quatro que fizeram a profissão no Rocio, pertencem à província de Campo Grande, uma das 9 que existem no país.

Na Diocese de Paranaguá, litoral do Paraná, os Redentoristas estão desde 1945, são responsáveis pelo Santuário da Padroeira do Estado, Nossa Senhora do Rocio e pela paróquia Nossa Senhora do Bonsucesso, em Guaratuba

Espiritualidade Redentorista: do Fundador aos Missionários no mundo inteiro.

O fundador da Congregação do Santíssimo Redentor, Santo Afonso Maria de Ligório foi um homem extraordinário – advogado, escritor, teólogo, músico, pintor e poeta – deixou uma grande obra com mais de 120 livros. Nela colocou de forma clara a importância da opção preferencial pelos pobres e abandonados, seja espiritualmente e/ou economicamente, bem como a necessidade de agir “em um mundo ferido” de forma efetiva, contínua e concreta anunciando a Boa Nova para todos e em todos os lugares do mundo.

Nas constituições da congregação, estão as bases para viver o “modo redentorista” de seguir Jesus. Ir a vários lugares, identificar e aceitar a vontade de Deus, renunciar às coisas ligadas a si mesmo, viver em comunidade, em oração, manter-se humilde, alegre, acolhedor, comunicativo e ser sempre uma pessoa de inclusão em qualquer lugar onde estiver.

Texto: Giolete Babinski (Pascom Diocese de Paranaguá)

Fotos: Opa Filmes

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here