PARANAGUÁ PODERÁ TER 3 COLÉGIOS CÍVICO-MILITARES EM 2021

0
704

Please enter banners and links.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou ontem no Palácio Iguaçu, que o programa de colégios cívico-militares será implementado em 215 colégios estaduais de 117 municípios de todas as regiões do Estado a partir do ano que vem. O investimento direcionado a cerca de 129 mil alunos será de aproximadamente 80 milhões de reais. É o maior projeto do País nessa área.

Em Paranaguá serão três colégios cívico-militares que serão implementados a partir de 2021: Colégio Estadual Faria Sobrinho; Colégio Estadual Didio Viana; e no Colégio Zilah dos Santos Batista.

A nova modalidade de ensino vai funcionar com gestão compartilhada, entre militares e civis, em escolas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. As aulas continuarão sendo ministradas por professores da rede estadual, enquanto os militares serão responsáveis pela infraestrutura; patrimônio; finanças; segurança; disciplina; e atividades cívico-militares.

Haverá um diretor-geral e um diretor-auxiliar civis, além de um diretor cívico-militar e de dois a quatro monitores militares, conforme o tamanho da escola. Os colégios foram selecionados pela Secretaria Estadual de Educação.

Um dos diferenciais da modalidade é o aumento da carga horária curricular, com aulas adicionais de português, matemática e civismo, para estudar leis, Constituição Federal, papel dos três Poderes, ética, respeito e cidadania. No Ensino Médio a principal mudança é a implementação da educação financeira.

Os colégios foram selecionados pela Secretaria Estadual de Educação e haverá uma consulta à comunidade escolar entre hoje e amanhã para oficializar a indicação, das 8h às 20h. A consulta será em formato de referendo, cabendo à população dizer sim ou não ao modelo na escola em questão. É preciso levar um documento pessoal para votar e pais ou responsáveis votam de acordo com o número de matriculados sob sua tutela na escola, ou seja, uma mãe com três filhos pode votar até três vezes. É recomendável que cada pessoa leve sua própria caneta para registrar sua assinatura.

LITORAL

No litoral serão implementados 7 colégios cívico-militares:

– Antonina: Colégio Estadual Moyses Lupion;

– Guaratuba: Colégio Estadual 29 de Abril;

– Matinhos: Colégio Estadual Abigail dos Santos Corrêa;

– Pontal do Paraná: Colégio Hélio Antônio de Souza;

– Paranaguá: Colégio Estadual Faria Sobrinho; Colégio Estadual Didio Viana; e no Colégio Zilah dos Santos Batista.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here