Confira as formas de denúncia da violência contra crianças e adolescentes

0
154

Please enter banners and links.

A Secretaria Municipal de Assistência Social da Prefeitura de Paranaguá tem como prática, desenvolver ao longo do ano, várias atividades de conscientização como palestras, grupos de serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, peças teatrais, gincanas em seus equipamentos como os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) com objetivo de levar informação aos usuários sobre a violência contra crianças e adolescentes e suas múltiplas formas de manifestar-se.

Esse ano, por causa da pandemia e do fechamento destes espaços e do isolamento social, as ações de mobilização não poderão ser realizadas. Por meio do site da Prefeitura de Paranaguá, a Secretaria destaca os telefones de denúncia e reforça que estes canais podem ser usados, independente do isolamento.

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é no dia 18 de maio. A data foi marcada pelo caso da menina Aracelli que aconteceu em 1973. Ela tinha oito anos de idade quando foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espírito Santo.

Este ano completa-se 20 anos que a sociedade civil instituiu a data como um dia de enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. A Secretaria Municipal de Assistência Social através do trabalho sistemático com a rede de proteção e Unidades de Acolhimento, CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), Conselho Tutelar e CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente) asseguram as crianças e adolescentes de Paranaguá a proteção integral.

“Hoje mantemos em memória esse dia como uma forma de lembrarmos a missão que temos de trabalhar para garantir e fiscalizar as políticas em defesa dos direitos da criança e adolescente e lembrar a sociedade que todos podemos fazer parte desse projeto de defender os seus direitos de viver num ambiente saudável longe da violência e exploração sexual”, destaca a secretária municipal de Assistência Social, Gisele Silva.

A rede de proteção à crianças e adolescentes abrange outros setores como o Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes (Nucria), o Núcleo de Prevenção à Violência, Promoção da Saúde e da Cultura da Paz ligado à Secretaria Municipal de Saúde, entre outros.

Denúncias
As pessoas que acompanham algum caso ou descobrem a violência sexual podem denunciar os casos pelos seguintes canais:
– Disque Denúncia: 100- pode ser acionado 24 horas por dia, final de semana ou feriado e o denunciante pode ligar de um telefone fixo ou celular
– Conselho Tutelar: 3420-2905
– CREAS: 3420-2928
– Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente- CMDCA: 3420-6131
– Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes (Nucria): nucriaparanagua@pc.pr.gov.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here