Prefeitura e sociedade definem novas medidas para combater coronavírus

0
610

Please enter banners and links.

A Prefeitura de Paranaguá realizou a primeira reunião da Comissão de Combate ao Coronavírus, na manhã desta sexta-feira (20), com objetivo de discutir com segmentos da sociedade medidas restritivas para combater a pandemia do coronavírus na cidade.

Ficou definido que a partir da publicação de um decreto, que ocorreu no final do dia, a rede hoteleira de Paranaguá fica proibida de hospedar turistas em seus estabelecimentos. A rodoviária será fechada e não receberá ônibus de outros municípios e estados. Bares, lanchonetes e restaurantes terão que fechar a partir das 19h. O objetivo é impedir a aglomeração maior que 50 pessoas, conforme defino em decretos tanto do Município como do Estado, publicados no início da semana.

Pessoas que estão em Paranaguá e queiram retornar às suas cidades de origem de ônibus terão até 18h deste sábado (21). Seguindo decreto estadual, ficam suspensas em Paranaguá também algumas atividades comerciais, como em shopping center ou galeria, academia de ginástica, cinema, teatros, entre outros estabelecimentos do gênero.

A fiscalização será feita pela Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e outros órgãos de segurança. Se houver descumprimento das determinações os infratores podem até ser presos, conforme informou o delegado Nilson Diniz, da Polícia Civil, presente à reunião da comissão. “É importante deixar claro. Estão sendo editados decretos estaduais e municipais e quem transgredir essas determinações contidas nestes atos normativos vai estar cometendo crime. Este crime está previsto no artigo 268 do Código Penal e pode sofrer uma sanção que varia de 1 mês a 1 ano de detenção. Então, respeite o decreto municipal e os decretos estaduais porque o objetivo dessas normas é exatamente garantir a saúde pública”, orientou o delegado.

Ainda constará no decreto que a partir de terça-feira (24) haverá distribuição de merenda escolar para alunos da rede municipal que estiverem cadastrados no Bolsa Família. Detalhes sobre a distribuição serão definidos na próxima semana e amplamente divulgados à comunidade.

Estavam presentes na primeira reunião da comissão, representantes do comércio local, das polícias Militar e Civil, Guarda Civil Municipal, secretarias municipais, entre outros. O encontro ocorreu na Sala de Reuniões do Palácio São José.

UNIDADES DE SAÚDE

“Todas essas ações estão sendo tomadas para que não haja um colapso no sistema de saúde. Não há necessidade para pânico e lembramos que nem todas as pessoas que contraem o coronavírus apresentam sintomas ou, quando sim, são apenas brandos não necessitando de atendimento hospitalar”, declara a secretária municipal de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro.

A secretária reforça que devem procurar as unidades de saúde somente pessoas que apresentarem febre alta, tosse intermitente ou falta de ar. “Nesses casos, o paciente deve procurar a unidade de saúde mais próxima da sua casa. Lembramos que o médico vai avaliar o quadro e, se houver necessidade, encaminhará o paciente para a unidade da Serraria do Rocha. Esse encaminhamento se dará com veículo da Secretaria Municipal de Saúde”, esclarece.

UPA

A partir desta sexta-feira um médico passará a fazer a triagem na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e nas unidades básicas de saúde, que antes era realizada por profissionais de enfermagem. O profissional é quem vai definir se há necessidade de atendimento no local, evitando assim que não haja contato de pacientes sem a doença com outros que estejam com suspeita, por exemplo.

src="https://miroferraznews.com.br/wp-content/uploads/2020/01/81000116_2497014167014035_7417174607683125248_o.jpg" alt="" width="1511" height="908" />

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here