Iniciada triagem de pacientes para atendimento na Unidade Avançada do Erasto Gaertner em Paranaguá

0
273

Please enter banners and links.

Iniciou nesta sexta-feira, 27, as triagens com os 277 pacientes que residem em Paranaguá e realizam tratamento contra o câncer, em Curitiba. A triagem ocorrerá durante os próximos 30 dias, antes da inauguração da Unidade Avançada do Hospital Erasto Gaertner no município.

O agendamento das consultas para o processo de triagem é realizado pelo hospital. A equipe entra em contato telefônico com o paciente informando a data e horário que ele deve comparecer para o procedimento.

“São dois anos de trabalho, idas a Capital e Irati para conhecer a unidade avançada já existente e nossa ansiedade está cada vez maior porque sabemos da importância de contar com esse serviço aqui na cidade. Quem tem uma pessoa com câncer na família sabe como é difícil lidar com essa doença e poder contar com o tratamento no próprio município é muito importante. A Unidade Avançada é um presente para Paranaguá”, enfatiza o prefeito Marcelo Roque.

A Prefeitura de Paranaguá investiu cerca de R$ 500 mil na adequação do prédio onde será a unidade avançada, que fica ao lado da sede da Secretaria Municipal de Saúde, na região central de Paranaguá. Foram gastos mais cerca de R$ 1 milhão para aquisição dos equipamentos para viabilizar o atendimento, atendendo especificações definidas pelo próprio hospital. O prefeito observa que há a possibilidade de parceria com o Estado para que a unidade atenda também moradores das outras cidades litorâneas.

“Não temos como explicar nossa emoção com essa realização. Vemos que cada vez está mais próxima a data de termo a Unidade Avançada em Paranaguá em funcionamento e poderemos fornecer um melhor atendimento a muitas pessoas que estão em tratamento contra essa doença que é tão sofrida. Por mais que tenhamos alcançado avanços para esses pacientes que precisam se deslocar para Curitiba, nada é melhor do que poder realizar o tratamento perto de suas casas”, destaca a secretária municipal de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro.

A secretária lembra que o atendimento na unidade em Paranaguá dependerá do quadro clínico específico de cada paciente. “Durante a triagem será possível avaliar essa questão, mas este é um marco para a cidade. Se lembrarmos do passado, em 2016, o prédio estava deteriorado e hoje ele está novo, completo, abrigando a sede da Secretaria Municipal de Saúde e, em breve, a unidade do Erasto, uma visão pioneira do prefeito e que gera resultados significativamente positivos para a população”, ressalta.

O cirurgião oncologista do Hospital Erasto Gaertner, Romilton Leal será um dos médicos que atuará na unidade em Paranaguá. “Esse período de triagem é necessário para verificarmos cada paciente e quais serão atendidos na unidade em Paranaguá e os que precisarão continuar o tratamento no hospital. É de grande importância contar com uma unidade na cidade. Temos experiência em Irati e vemos a satisfação dos pacientes por poderem ter o atendimento perto de suas casas. É também um incentivo para que ele permaneça com seu tratamento. É um ganho muito grande para a população”

Dona Maria do Socorro Barbosa está em tratamento contra o câncer há 14 anos no Hospital Erasto Gaertner em Curitiba. Ela comemora a vinda da unidade para Paranaguá. “É algo maravilhoso. Antigamente passávamos muito sufoco indo para Curitiba, o transporte quebrava na estrada, precisávamos esperar horas para voltar para casa. Hoje as coisas estão diferentes com o kit lanche sendo disponibilizado porque muita gente não tem dinheiro para comer em Curitiba, os veículos são melhores, mas mesmo assim, ter esse atendimento aqui, é uma grande conquista. Agradeço ao prefeito Marcelo Roque que pensou em todos nós que precisamos seguir a Curitiba fornecendo o kit lanche que parece algo pequeno, mas, na verdade, é muito importante e agora por buscar e conseguir essa unidade do Erasto aqui em Paranaguá”, relata emocionada, dona Maria do Socorro.

Noeli das Neves está em tratamento há 10 anos de um câncer de pele agressivo. “Para quem precisa do tratamento contar com o atendimento aqui em Paranaguá é muito importante porque as viagens são cansativas, geram custos e tratar perto de casa é, sem dúvida, muito melhor. O Hospital Erasto Gaertner é fantástico, a equipe é uma família para nós”, opina. Seu esposo, Arivaldo das Neves, concorda. “A família sofre junto e contar com o serviço aqui é muito bom. Gastamos muitas vezes até o que não temos e pensamos também nas crianças e idosos que não precisarão sair de sua cidade para cada consulta ou tratamento. Estamos felizes com essa oportunidade”, avalia.

src="https://miroferraznews.com.br/wp-content/uploads/2020/01/81000116_2497014167014035_7417174607683125248_o.jpg" alt="" width="1511" height="908" />

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here