Guarda Civil reforça presença na região central e bairros até Natal

0
187

Please enter banners and links.

A Guarda Civil Municipal vai reforçar a presença na região central e em algumas vias com bastante atividade de comércio em Paranaguá até o Natal, como as avenidas Roque Vernalha e Bento Munhoz da Rocha Neto. O movimento maior de pessoas fazendo compras e, por consequência, mais dinheiro circulando na praça, normalmente gera várias ocorrências do setor policial, como furtos e assaltos. Por isso é importante a atuação dos agentes da Secretaria Municipal de Segurança.

A Operação Natal Seguro segue até 24 de dezembro com guardas que circularão a pé pela região central, em duplas. Também haverá reforço de viaturas de área, motocicletas e equipe da Romu circulando não só no Centro, mas em todos os bairros da cidade. A unidade móvel da GCM vai estacionar em diferentes praças para coibir a ação dos bandidos, priorizando locais públicos com grande circulação de pessoas.

O lançamento da operação ocorreu na tarde desta terça-feira (3), na Praça Almirante Tamandaré, no Centro de Paranaguá. Viaturas, motocicletas e guardas civis municipais a postos para mostrar à população o início dos trabalhos de intensificação do policiamento. Presentes estavam o secretário municipal de Segurança, sargento João Carlos da Silva, e a comandante da GCM, Márcia Garcia.

O secretário municipal de Segurança lembra que “não mudará o patrulhamento em todas as regiões da cidade com a operação especial para coibir a criminalidade até o Natal”. “Nosso objetivo é que o cidadão de bem não seja vítima de crime. Só que a população também pode colaborar, fazendo a sua parte”, orienta sargento João Carlos da Silva.

A comandante da GCM destaca que há escalas extras de guardas nesta época do ano. “Nossas equipes trabalham em seus postos e são escalados de forma extraordinária para fazer a segurança da área central”, destacou Márcia Garcia, que também orienta a população a tomar medidas básicas de segurança para evitar incidentes.

COMO PREVENIR ASSALTOS E ROUBOS?

O secretário de Segurança destaca que ao ir às compras o cidadão deve evitar andar com dinheiro em espécie e priorizar a utilização de cartão de débito ou crédito. Ao usar o caixa eletrônico para saque, é importante estar acompanhado de um familiar para dar retaguarda. “Porque pode ter um marginal por perto observando dentro do banco e repassar as características para o comparsa do lado de fora para assaltar”, comenta João Carlos.

É importante também evitar o uso de jóias e falar ao celular em locais com pouca circulação de pessoas, pois é comum ocorrerem assaltos em situações como essa. Idosos devem estar acompanhados para realizar compras e, principalmente, para fazer saques de benefícios e do 13.º.

Mulheres devem usar bolsas na parte da frente do corpo, conforme o secretário. “Já houve caso de cortar alça ou abrir o ziper e só vê depois. A gente pede para que a população venha e tome esses cuidados, para evitar transtornos e fazer suas compras tranquilamente. A Guarda Civil Municipal estará presente, apoiando outras forças policiais, para que o período até o Natal seja tranquilo em Paranaguá”, destacou João Carlos da Silva, que lembra ainda que a corporação está realizando planejamento também para atuar na Praça Mário Roque, nos festejos do Reveillon.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here