Outubro Rosa: Parceria entre Estado e Prefeitura oferece serviços e prevenção

0
718

Please enter banners and links.

Paranaguá recebeu na tarde desta sexta-feira (25) o projeto Paraná Rosa, que ofereceu diversos serviços às mulheres e conscientização sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama e no colo de útero. O prefeito Marcelo Roque acompanhou a abertura do evento, realizado na rua João Eugênio, em frente da sede da Secretaria Municipal de Saúde. A primeira-dama de Paranaguá, Amanda Roque, também estava presente, assim como a secretária municipal de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro, o diretor da 1.ª Regional de Saúde, José Carlos de Abreu, e a superintendente de Atenção à Saúde (SAS) do Estado, Maria Goretti David Lopes.

Barracas foram montadas no local para que os serviços pudessem ser oferecidos. Aferição de pressão, vacina contra o sarampo, orientações para combater o Aedes Aegypti (mosquito transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela) foram oferecidos pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde e da 1.ª Regional. Também estavam presentes membros do Núcleo de Prevenção à Violência e Promoção da Cultura da Paz, da Pastoral da Aids, bem como o ônibus lilás do Governo do Estado, utilizado para trabalhar a questão da violência contra a mulher.

Num palco ocorreram apresentações artísticas. A estrutura do Centro de Referência de Saúde da Mulher foi utilizada para atendimento de pacientes que fizeram coleta de preventivo de câncer de colo de útero, exame clínico de mama e marcação de mamografia. O Odontomóvel, entregue à população recentemente, ficou à disposição para atendimento. Também houve corte de cabelo e outros cuidados oferecidos às mulheres.

O prefeito Marcelo Roque agradeceu ao governador Ratinho Júnior “que tem olhado muito por Paranaguá e pelo litoral” e a primeira-dama, Luciana Saito Massa, “por ter idealizado esse importante projeto de atenção à saúde de nossas mulheres”. “Hoje tivemos todas as nossas secretarias envolvidas, sobretudo a de Saúde. O principal de tudo é a prevenção e o combate ao câncer. A Prefeitura deu todo o apoio com relação à estrutura. Tenho falado sempre dessa união de esforços da 1.ª Regional de Saúde, do Hospital Regional de Saúde e da nossa Secretaria Municipal de Saúde. Quem ganha com isso é nossa população do litoral e de Paranaguá”, destacou o prefeito.

A auxiliar de escritório Silvana Frozino, que mora no Parque Agari, levou a mãe, idosa, no Centro de Referência de Saúde da Mulher para tentar marcar uma mamografia e aproveitou para utilizar alguns serviços oferecidos pelo Paraná Rosa. “Saio com o exame marcado para a próxima semana. Acho muito importante este tipo de evento, para conscientizar mais mulheres. Cuido muito da minha saúde e acho que toda mulher deveria fazer o mesmo”, declarou a parnanguara.

A secretária municipal de Saúde também destacou a importância da conscientização para combater o câncer de mama e no colo de útero. “Esses são os tipos de câncer que mais fazem vítimas entre as mulheres. Temos que nos prevenir. Durante todo o mês estamos realizando atividades em nossas unidades básicas”, afirmou Lígia Regina, que também agradeceu ao Governo do Estado pelo evento. “É um privilégio para Paranaguá estar entre os 43 municípios escolhidos dos 399 do Estado para ser beneficiado por esse projeto. Prevenção é sempre o melhor remédio”, completou a secretária.

O diretor da 1.ª Regional de Saúde, José Carlos de Abreu, também avalia como importante a união de esforços para prevenir doenças. “Só vamos obter bons resultados com a forma como estamos fazendo em Paranaguá, com a integração do Estado com a Prefeitura. Temos que chamar atenção das mulheres para esse mal que incide muito em nosso litoral. Não podemos ter o câncer levando a vida de pessoas, sobretudo as jovens. Este evento foi de comemoração e celebração da vida”, acrescentou Abreu

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here