Primeira-dama Luciana Massa vem a Paranaguá nesta sexta-feira para o evento Paraná Rosa

0
1904

Please enter banners and links.

Paranaguá recebe na próxima sexta-feira (25) o evento Paraná Rosa, a partir das 14h, em frente ao Centro de Referência de Saúde da Mulher, na região central da cidade (ao lado da agência dos Correios). Está confirmada a presença da primeira-dama do Estado, Luciana Saito Massa, que iniciou a campanha alusiva ao Outubro Rosa para promoção de ações para melhorar a saúde das mulheres. O prefeito Marcelo Roque e a secretária municipal de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro, também estarão presentes.

Em Paranaguá a ação será desenvolvida numa parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e a 1.ª Regional de Saúde do Litoral. Serão ofertadas às mulheres que comparecerem ao local, coletas de preventivos de colo do útero, agendamentos de mamografias, testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e diversas atividades. Palestras com profissionais também farão parte da programação, que deve durar a tarde toda.

A secretária municipal de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro, convida as mulheres de Paranaguá para participar do evento. “Estamos numa parceria com a 1.ª Regional de Saúde para oferecer vários serviços em frente ao Centro de Referência de Saúde da Mulher. Durante o mês inteiro estamos com atividades em todas as nossas unidades para lembrar da importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e no colo de útero. Este evento de sexta-feira com a primeira-dama do Paraná é outra grande oportunidade para atingir o público feminino”, comentou a secretária.

O Paraná Rosa tem o objetivo de percorrer 43 municípios do Estado durante o mês de outubro. A violência contra a mulher é outro tema abordado durante a campanha. Orientações serão prestadas durante o evento. “São várias atividades. Esperamos nossa população feminina para acompanhar essas ações que serão desenvolvidas na próxima sexta-feira”, reforçou a secretária Lígia.
MAIS SOBRE PARANÁ ROSA

De acordo com informações do Governo, o Paraná Rosa é um projeto que foi idealizado pela primeira-dama, Luciana Saito Massa, com objetivo de levar a todos os cantos do Estado a informação, o cuidado e o acesso aos exames de prevenção ao câncer de mama e de colo de útero. “Desde o princípio a ideia deste projeto é empoderar a mulher, fazer com que a vontade de se cuidar parta realmente dela. O Paraná Rosa é um projeto leve e humanizado, a mulher precisa entender que a prevenção não é somente fazer os exames, a prevenção é o cuidado com a auto-estima, e a prática de exercícios físicos, o cuidado com a alimentação, todos esses fatores contribuem para a prevenção do câncer”, comenta a primeira-dama, em matéria da Agência Estadual de Notícias.

Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), em 2018, mostram que o Brasil registrou 59.700 novos casos de câncer de mama. No Paraná foram 3.730 casos. Até o mês de junho deste ano, ainda conforme dados divulgados pela Agência Estadual de Notícias, o Estado realizou 144.409 mamografias. Já os exames preventivos de colo de útero foram 295.676. Para oferecer os testes, o Paraná conta com 179 mamógrafos SUS distribuídos nas 22 Regionais de Saúde. Em 2018 o número de óbitos em decorrência da doença alcançou 1.012 mulheres no Paraná.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here