Odontomóvel percorrerá bairros e escolas para melhorar saúde bucal da população

0
1063

Please enter banners and links.

O prefeito Marcelo Roque realizou na tarde desta terça-feira (22) a entrega de uma van adaptada para atendimento odontológico. O veículo, batizado de Odontomóvel, vai percorrer bairros onde não há unidade básica de saúde, incluindo a região das colônias e áreas rurais, e também escolas, beneficiando os cerca de 17 mil alunos da rede municipal.

A solenidade ocorreu em frente ao edifício Mário Manoel das Dores Roque, sede administrativa da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Participaram do evento, diversas autoridades locais, incluindo secretários municipais e os vereadores Sargento Orlei, Ratinho, Thiago Kutz, Alex Alves e Fábio Santos, além de profissionais de imprensa, servidores e representantes da população em geral.

O custo para compra do Odontomóvel foi de R$ 228 mil, com recursos próprios da Prefeitura de Paranaguá. De 2017 até agora a Secretaria Municipal de Saúde já adquiriu 30 veículos, entre carros de passeio, utilitários, vans, ônibus e caminhões. O investimento chegou a R$ 3.847,071,74, incluindo o veículo entregue nesta terça-feira.

O prefeito Marcelo Roque afirmou que Paranaguá vem fazendo um trabalho de referência no litoral. Disse estar satisfeito com os avanços que estão sendo registrados. Lembrou que em breve serão entregues van adaptada para transporte de passageiros para tratamento em Curitiba e também o VacinaMóvel, veículo que vai percorrer os bairros de Paranaguá para aplicação de doses para proteger a população.

“É um trabalho muito importante que vem sendo desenvolvido. Sabemos que não agradamos 100%, mas temos certeza que estamos no caminho certo. Vamos finalizar em 2020 o mandato com uma cidade muito melhor na área da saúde. Isso é incontestável”, declarou o prefeito.

O Odontomóvel vai levar atendimento básico à população, igual ao que é oferecido nas unidades básicas, com profilaxia, raspagem de tártaro, restaurações, aberturas, selamentos provisórios e aplicação de flúor.

O Odontomóvel foi especialmente adaptado e conta com cobertura externa, bagageiro para sistema de ar-condicionado, compressor, caixa d’água e para guardar objetos e equipamentos. Na parte interna o veículo conta com armários, autoclave (para esterilização dos instrumentos cirúrgicos), cadeira odontológica, aparelho fotopolimerizador e todo o material necessário para atendimento dos pacientes.

A secretária municipal de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro, lembrou que recentemente foram trocadas 21 cadeiras odontológicas das unidades básicas de Paranaguá, já que a determinação do prefeito Marcelo Roque é para ampliar o atendimento para a população.

“O Odontomóvel veio para atender aquelas pessoas que não têm atendimento em uma unidade, que vivem em áreas mais remotas de nossa cidade. Vai beneficiar também os 17 mil estudantes da rede municipal. Nosso objetivo é fazer um trabalho preventivo, verificar como está a saúde bucal dessas crianças. A saúde começa pela boca”, comenta a secretária.

Vereador Sargento Orlei, vice-presidente da Câmara Municipal de Paranaguá, disse que a cada evento da Prefeitura que participa “saio mais alegre e contente com o que está sendo feito pela cidade”. Afirmou que estava preocupado com atendimento odontológico dos moradores das colônias. “Meu parabéns a todos que estão pensando em nossa população da área rural. Só tenho a agradecer. É uma mudança radical o que está acontecendo em nossa cidade na área da saúde”, declarou o vereador.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here