Secretário defende que unidade do Erasto Gaertner ofereça tratamento completo

0
1097

Please enter banners and links.

O prefeito Marcelo Roque recebeu o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, na manhã desta sexta-feira (18) para uma visita ao prédio que abrigará a unidade avançada do Hospital Erasto Gaertner em Paranaguá, que passa por adequações. A obra está sendo feita com recursos próprios do município, que também vai bancar os custos para compra dos equipamentos.

Estão sendo realizadas as tratativas para que o Governo do Estado seja parceiro, viabilizando o custeio. A mão-de-obra é de responsabilidade do hospital. A previsão é que a adequação do prédio fique pronta até o final de dezembro. O investimento é de quase R$ 500 mil na obra. Entretanto, mais cerca de R$ 1 milhão deve ser investido em equipamentos.

O secretário Beto Preto afirmou que está em conversa com Prefeitura e com o Hospital para que a unidade avançada tenha mais serviços. “Vemos a importância de ter alguns serviços mais específicos, como mamógrafo e trabalhar forte na triagem. Estamos em conversa com hospital para ter alguns equipamentos obrigatórios e, quem sabe, tratamento completo”, revelou Beto Preto.

Outra iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde é organizar melhor o fluxo do Hospital Regional do Litoral, para que haja a possibilidade de uma equipe especializada na área de oncologia atuar no local e assim atender a população litorânea.

O prefeito Marcelo Roque destacou a parceria entre o município, o Hospital Regional do Litoral e a 1.ª Regional de Saúde, que “ajuda no desenvolvimento de toda a região”. “Antigamente não existia uma parceria tão boa. Esse entendimento e essa união são muito bons para nossa saúde. A unidade avançada do Erasto é um sonho de todos os parnanguaras e da população do litoral. Temos que diminuir a fila de micro-ônibus para Curitiba para fazer tratamento”, declarou.

Beto Preto falou que “percebe a boa vontade da Prefeitura no sentido de articular um espaço para que o Hospital Erasto Gaertner venha trazer para cá seu ambulatório, a possibilidade da triagem de pacientes”. “Quando você consegue diagnosticar o câncer no estágio inicial a chance de cura é muito maior. Estamos aqui hoje, junto com o prefeito Marcelo Roque, avaliando essa oportunidade deste investimento que a Prefeitura está fazendo para trazer para cá um hospital de primeira linha do Estado todo”, destacou o secretário de Estado da Saúde.

A vinda a Paranaguá, segundo o secretário, tem objetivo de criar uma rede regionalizada para atendimento à população na área de saúde. “Estou aqui cumprindo nossa etapa, a orientação do nosso governador Ratinho Júnior, de tentar articular uma rede que consiga, de maneira regionalizada, abraçar os paranaenses e dar a oportunidade de tratamento que nossos cidadãos e cidadãs merecem”, declarou Beto Preto.

Com a instalação da unidade avançada o prefeito quer que ocorra o mesmo que é registrado em Irati (que já possui espaço do Erasto Gaertner)”. “Lá tem pessoas que fazem tratamento de bicicleta e é isso que queremos, facilidade para o paciente e para a família, que sofre junto”, destacou Marcelo, que ainda parabenizou o governador Ratinho Júnior pelo apoio que tem dado às causas de Paranaguá.

Marcelo Roque revelou que a obra para adequação do prédio que receberá a unidade avançada está 70% concluída e que a previsão é que a entrega ocorra em janeiro, incluindo os equipamentos.

DIA D DA VACINA CONTRA SARAMPO

Beto Preto veio a Paranaguá também para o lançamento oficial do Dia D da vacinação contra o sarampo no Estado. Uma cerimônia foi realizada na unidade de saúde do Leblon e serviu para ajudar na conscientização da população parnanguara sobre a importância de levar as crianças de 6 meses a 5 anos neste sábado (19) para se imunizar.

Todas as 21 unidades básicas da cidade estarão abertas, das 8h às 17h. Também haverá atividades envolvendo o Outubro Rosa, com realização de coleta de preventivo do colo de útero, exame clínico de mama e marcação de mamografia. “Queremos chamar a atenção de todos para o Dia D. O sarampo voltou ao Paraná depois de 21 anos. A campanha de vacinação segue até o dia 25 para crianças e, a partir de 18 de novembro, para quem tem de 20 a 29 anos. (…) Vacinar é um ato de amor”, salientou o secretário.

A secretária municipal de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro, salientou o esforço realizado pela equipe com objetivo de aumentar a cobertura vacinal na cidade. “Sabemos que há um movimento tentando convencer as pessoas para não se vacinar, mas é importante afirmar que ela é segura e eficaz. No caso do sarampo é a única forma de prevenção. Peço aos papais que procurem nossas unidades neste sábado para vacinar nossas crianças”, destacou a secretária.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here