CATEDRAL DE PARANAGUÁ LOTADA PARA A MISSA DA PADROEIRA

0
253

Please enter banners and links.

 Na segunda-feira, 07 de outubro foi celebrada na Catedral Nossa Senhora do Rosário, a missa solene comemorativa ao dia da padroeira, presidida pelo Bispo Dom Edmar Peron e concelebrada pelos padres da Diocese de Paranaguá.

 

Dom Edmar Peron, iniciou a celebração falando da alegria em ver a catedral repleta de fiéis, representantes de diversas paróquias, pastorais e movimentos existentes na Diocese. Citou que uma das maneiras de manter a unidade é honrar o nome de muitos que ajudaram e os que ajudam a desenvolver as atividades da Diocese. Disse que neste triênio em preparação ao 60º aniversário, haverá um trabalho de resgate de memória de tantos que construíram a Diocese e sobre a sua história.

“Lembro que a Diocese não é só a Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, temos atualmente 22 paróquias. Estamos preparando uma página e outras formas para receber as contribuições e resgatar a história de todas, desde a de Nossa Senhora do Pilar, em Antonina que completou 300 anos, a de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, com 50 anos de criação e assim em diante”.

Na homilia falou sobre a necessidade de oração e de união com o Papa Francisco frente às recentes notícias e informações sobre a Igreja Católica. Disse o Bispo: “frente as tentativas de divisões, precisamos rezar e nos empenhar para promover a união e a paz. Sempre estar prontos para responder com firmeza à pergunta feita aos jovens no dia do crisma: Para viver como irmãos vocês renunciam a tudo que desune e divide vocês?” E, Dom Edmar, completou, “A divisão não é de Deus, a comunhão, sim, vem do Senhor”.

Após a missa solene, o pároco, Padre Emerson Zella, conduziu a procissão luminosa  pelas ruas do centro histórico da cidade,  acompanhado do Bispo, dos demais Sacerdotes, das Religiosas, e de todo o povo, para o encerramento das festividades da 444ª festa de Nossa Senhora do Santíssimo Rosário.

Feriado da Padroeira     

Conforme a lei municipal 2557 de abril de 2005, no dia 7 de outubro é feriado no município de Paranaguá celebrando a padroeira da cidade.  A data oficializada nesta lei, tem origem em 1578, quando há registro da dedicação da Igreja Matriz da Vila de Paranaguá a Nossa Senhora do Santíssimo Rosário.

Paranaguá foi o primeiro povoado do Estado, os portugueses trouxeram a fé católica e levantaram a primeira edificação religiosa do estado do Paraná. Quando da criação da Diocese de Paranaguá, em 1962, (atualmente com 13 municípios em sua área territorial), a Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, passou a ter o título de Catedral Diocesana por ser a sede e lugar onde permanece o Bispo nomeado para a circunscrição religiosa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here