Paranaguá registrou 76 mortes por câncer de mama desde 2013

0
172

Please enter banners and links.

O câncer de mama fez 76 vítimas fatais em Paranaguá de 2013 para cá. O número foi divulgado pelo Centro de Referência de Saúde da Mulher, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). A estatística preocupa. O alerta pode chocar, mas serve para conscientizar o público feminino a procurar prevenção, por meio de exames clínicos e mamografia, disponíveis gratuitamente na rede municipal.

Os dados do Centro de Referência de Saúde da Mulher apontam ainda que entre os 76 casos de morte registrados são 26 na faixa etária de 50 a 59 anos. Em seguida são as que possuem de 60 a 69, com 18 casos. Já de 40 a 49 foram 14 casos. Dos 30 aos 39 foram 8 óbitos.

De acordo com o levantamento, em 2018 foram 16 mulheres que perderam a vida por complicações do câncer de mama em Paranaguá. De janeiro até 9 de agosto deste ano (data do último fechamento) foram registrados 4 óbitos. Ainda nesta semana será divulgado novo balanço com o número de óbitos em decorrência do câncer no colo de útero.

Durante todo o mês de outubro a Semsa está com atividades voltadas à conscientização das mulheres sobre a importância de se prevenir em relação ao câncer de mama. As ações incluem palestras, exames clínicos e marcação de mamografia, feita por empresa terceirizada, graças a convênio com o Governo do Estado. Aproveitando a mobilização também são oferecidos exames preventivos de colo de útero, outra causa frequente de câncer e morte em mulheres.

“São números que nos deixam tristes, mas que nos servem de alerta. Temos que nos prevenir. Oferecemos todos os meios para isso, com exame clínico e também as mamografias, que podem ser marcadas em todas as nossas unidades básicas de saúde. Mas é importante a adesão, ou seja, a mulher tem que procurar o serviço e se cuidar”, declarou a secretária municipal de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro.

A descoberta tardia do câncer de mama está entre as principais causas que levaram a evolução da doença para o óbito, conforme a enfermeira Luciane da Cunha Tavares, responsável pelo Centro de Referência de Saúde da Mulher. “Quanto mais cedo ela descobrir maiores são as chances de cura e menor será o sofrimento durante o tratamento. O diagnóstico precoce é o principal fator para uma maior taxa de sobrevida entre as pacientes”, observou a enfermeira, que incentiva que a mulher faça o autoexame das mamas com frequência.

PROGRAMAÇÃO

A programação de atividades voltadas para o Outubro Rosa, organizada pela Semsa, continua em toda a rede municipal de saúde. Na semana passada várias ações já foram realizadas. Um dos destaques foi para a iluminação da passarela que liga o continente à Ilha dos Valadares, que foi especialmente modificada para a cor rosa, devido à conscientização sobre o câncer de mama.

Nesta terça-feira a unidade de saúde Flora das Neves, em Nova Brasília, na Ilha do Mel, iniciou campanha com coleta de preventivo e exame clínico de mama, durante todo o dia. Também houve palestra e orientações às mulheres da comunidade.

Durante todo o mês também serão realizadas atividades semelhantes na unidade básica do CAIC. Começou nesta terça-feira (8) e segue até o dia 19 exposição de fotos e testemunhos de mulheres que superaram o câncer, além de dia de beleza e palestras. Nesta quarta-feira, a partir das 8h30, acontece caminhada das “Rainhas do Laço”, com concentração na própria unidade.

As unidades da Vila do Povo e do Jardim Araçá realizaram atividades nesta terça-feira e seguem durante a semana. Nesta quarta-feira o posto da Vila Garcia realiza palestra, roda de conversa e orientações. Nesta quinta-feira a unidade da Serraria do Rocha terá palestra sobre câncer de colo de útero. No Jardim Iguaçu também foi iniciada campanha de preventivo e exame clínico, o dia todo. A ação prossegue nesta quinta e sexta-feira (10 e 11).

As unidades que funcionam com horário estendido (das 18h às 23h) também estão com programação para o Outubro Rosa. Nesta quarta-feira a Emir Roth, na Ilha dos Valadares, tem atividade de conscientização. Estão programadas outras atividades para os próximos dias nos demais postos, que serão divulgados oportunamente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here