Projeto EnvelheSer: inaugurado Centro de Convivência da Pessoa Idosa

0
395

Please enter banners and links.

Na manhã desta terça-feira, 1.º de outubro, foi inaugurado o Centro de Convivência da Pessoa Idosa. O espaço faz parte do Projeto EnvelheSer, está localizado na Rua Manoel Bonifácio, 256, e contará com atendimento médico, exames ambulatoriais, fisioterapia, inclusão digital, atendimento jurídico e serviço social.

A população brasileira passa por uma mudança sem precedentes em sua composição etária. Conforme dados do último censo – IBGE, ao mesmo tempo que se registrou uma diminuição dos grupos etários abaixo de 20 anos e um aumento da população idosa com 60 anos ou mais.

A Prefeitura de Paranaguá buscando responder às novas demandas decorrentes do envelhecimento da população, busca, na contratação, ampliar o trabalho voltado a esse público. “Fico muito feliz com esse projeto para nossos amigos da terceira idade e espero que cada vez mais aumente as atividades para essas pessoas, para que elas saiam de casa e encontrem lazer e ocupações que as deixem felizes e as façam se movimentar”, destaca a presidente da Associação da Melhor Idade, Mail Venâncio.

O fisioterapeuta José Eduardo Caetano enfatiza a importância do projeto. “A Prefeitura está proporcionando às pessoas de Paranaguá uma qualidade de vida melhor. Hoje é o primeiro módulo que está sendo inaugurado. Em uma segunda etapa inauguraremos o espaço no Jardim Samambaia com atividades físicas e caminhadas monitoradas”, adianta o profissional.

“Hoje, 1.º de setembro é o Dia Internacional da Pessoa Idosa. Este já é um dia maravilhoso por reforçar a reflexão para que a sociedade pense em um público que tanto necessita e já contribuiu muito e por vezes é esquecido. A entrega do Centro de Convivência da Pessoa Idosa é um presente nesta data tão importante”, ressalta o presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, Ariosmar Jorge.

A secretária municipal de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro lembra que este é um projeto pioneiro. “Este é um desafio, um trabalho em conjunto entre a Saúde e a Assistência Social, Estamos focados para que esta ação dê certo e cresça. Queremos oportunizar aos idosos uma fase mais digna e saudável. Estamos muito felizes em fazer parte desse projeto tão importante e bonito”, destaca a secretária. Lígia Cordeiro informa que as pessoas devem procurar uma unidade de saúde para que ocorra o encaminhamento para atendimento no Centro de Convivência da Pessoa Idosa.

“Esse projeto nasceu com o saudoso prefeito Mário Roque e hoje se concretiza na gestão do prefeito Marcelo Roque. Há uma preocupação muito grande do Município com essa população que estatisticamente vem crescendo. Este é um projeto pronto e que ainda tem possibilidade de crescer mais”, ressalta a secretária municipal de Assistência Social, Gisele Cristina da Silva.

O chefe do Escritório Regional da Secretaria Estadual de Justiça, Família e Trabalho, Adriano da Silva, participou do evento, parabenizou a iniciativa pioneira da Prefeitura de Paranaguá e garantiu que as portas da Secretaria Estadual e do Governo do Estado estão abertas para auxiliar em projetos como esse.

“É algo audacioso e especial para nossa gestão. Este trabalho iniciou há sete anos com o sonho projetado pelo prefeito Mário Roque, mas que não teve tempo para realizar. Hoje estamos tirando do papel esse projeto importante para as pessoas da melhor idade que hoje soma 23% da população parnanguara. É um investimento de praticamente R$ 2 milhões por ano”, enfatiza o prefeito Marcelo Roque.

O prefeito destaca que o local também conta com um ônibus e um automóvel. “Serão realizados pelo projeto, 200 eletrocardiogramas, 2.700 exames laboratoriais por mês, além de outras ações que os idosos contarão”, detalha. Marcelo Roque frisou que a primeira dama, Amanda Roque, idealizadora o Projeto Patas do Bem, também teve participação na concretização do Projeto EnvelheSer acompanhando de perto o desenvolvimento dos trabalhos.

O Projeto EnvelheSer contará ainda que contará ainda com ambiente para lazer aos idosos, exercícios físicos com acompanhamento, hidroginástica, entre outros. Além do espaço no Centro de Parnaguá, o projeto terá ainda outro ambiente no Jardim Samambaia.

Participaram da solenidade vários grupos e conselhos da pessoa idosa, o vice-presidente da Câmara Municipal Benedito Nagel, vereadores Edu, Fábio Santos, Alex Alves, Nilo Monteiro, Thiago Kutz, Carlos Fangueiro, além de secretários municipais, entre outras autoridades, veículos de comunicação e população em geral.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here