X Festa do Fandango Caiçara começa na Ilha dos Valadares

0
142

Please enter banners and links.

O prefeito Marcelo Roque abriu nesta sexta-feira, 6, a X Festa Nacional do Fandango Caiçara de Paranaguá. O evento que é promovido pela Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secultur), reúne grupos de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná.

“Não tem como falar de Paranaguá sem lembrar do fandango”, salientou o prefeito Marcelo Roque. “De 2017 para cá, a festa cresceu e a estrutura agora é outra. Devemos fomentar a nossa cultura junto às famílias que levam as tradições caiçaras”, disse. Marcelo Roque ainda lembrou que existe um projeto para a construção de uma casa de fandango na Ilha dos Valadares.

Já o secretário de Cultura e Turismo, Harrison Camargo, afirmou que a Festa do Fandango Caiçara é relevante tanto para a cultura local quanto para a cultura do país. “O fandango caiçara foi registrado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em novembro de 2012, tendo assim, sido reconhecido por todo o Brasil”, destacou.

Harrison Camargo destacou o apoio que a Secultur tem destinado à cultura caiçara. “Além a realização da festa, promovemos quinzenalmente, no Mercado do Café, bailes com os grupos de Paranaguá”, completou. Atualmente, o município conta com quatro grupos de fandango, sendo, “Mestre Romão”, “Mestre Brasílio”, “Pés de Ouro” e “Mandicuera”.

O superintendente regional do Iphan, José Luiz Laubert, também esteve presente na solenidade de abertura da festividade. “Notamos que a festa e expandiu, e agora, estamos com a melhor expectativa possível. O evento também tem o apoio dos órgãos federais”, ressaltou.

Neste sábado, 17, acontece uma cerimônia em homenagem aos mestres e grupos contemplados no edital “Fandango Caiçara — Patrimônio Cultural do Brasil 2.018”.

Presenças — Participaram da abertura, os vereadores: Thiago Kutz, Fábio Santos e Ratinho. Os secretários municipais e os alunos da escola municipal Graciela Almada Diaz e escola Adventista.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here