Milhares de pessoas participam do Desfile Cívico e Escolar dos 371 anos de Paranaguá

0
896

Please enter banners and links.

Dia 29 de Julho é sempre um dia marcado por emoção para os parnanguaras de nascimento e os acolhidos pela cidade de Paranaguá.

O desfile Cívico e Escolar foi realizado por milhares de pessoas de mais de 100 segmentos como Marinha, Guarda Civil Municipal, Escolas, Centros Municipais de Educação Infantil, Clube de Desbravadores e Aventureiros, Unati, Secretarias Municipais, entre outros setores.

“É sempre um momento marcante e sinto muito orgulho de ser prefeito desta cidade e completar os 371 anos de Paranaguá fazendo a entrega de muitas obras como o novo prédio da Prefeitura que concluímos e entregamos hoje”, destacou o prefeito da cidade, Marcelo Roque.

Ele recebeu a visita do senador da República, Álvaro Dias, que destacou a importância de Paranaguá no cenário nacional. “Quero parabenizar a todos os parnanguaras nesta data tão importante e desejar sempre o seu desenvolvimento”, disse o parlamentar.

O desfile ocorreu ao som da Banda da Marinha do Brasil do comando do 8º Distrito Naval e é composta por 22 músicos. Tem como mestre o 1º Sargento Marcelo Pereira Estephanin. Tem sede em São Paulo e foi formada há cerca de três anos como instrumento de relações públicas da Marinha do Brasil na área de jurisdição do Comando do 8º Distrito Naval que abrange dos estados de São Paulo, Paraná e parte de Minas Gerais, incluindo os dois principais portos do Brasil: Santos e Paranaguá. O repertório da banda foi eclético e contando com músicas populares nacionais e internacionais.

O ato cívico foi aberto com desfile dos integrantes da Capitania dos Portos, seguido da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Guara Civil Municipal que foi criada em 1998 e é uma organização uniformizada e armada, que executa o patrulhamento preventivo em toda a extensão do território municipal, cumprindo as leis e assegurando a paz e tranquilidade das famílias parnanguaras.

Dentre os campos de atuação encontra-se a Divisão de Guarda Marítima e Ambiental, Ronda Ostensiva Municipal (ROMU), Academia de Formação e Capacitação da Guarda Civil Municipal, Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, Departamento Antidrogas, Superintendência Municipal de Trânsito, Equipe de Educação para o Trânsito, Equipe de Sinalização de Trânsito.

Os grupos de escoteiros de Paranaguá também participaram, seguido da apresentação da Banda Mirim das Escolas Municipais que abriu o desfile escolar. A Banda Mirim das Escolas Municipais foi criada em 29 de Julho de 2004. É composta por alunos das Escolas Municipais de Paranaguá, sendo 50 alunos participantes com instrumentos de percussão e sopro, duas alunas na Comissão de Frente da Escola Eva Cavani, 25 alunas do corpo coreográfico e duas alunas como balizas e uma Mor.

Os ensaios são realizados duas vezes na semana no período da tarde com o obejtivo de promover o desenvolvimento de atividades culturais relativas a datas festivas e solenidades cívicas em Paranaguá. A Banda é renovada todo ano. Neste ano de 2019 forma oportunizadas 85 vagas para sua nova formação com alunos de 7 a 10 anos.

Alunos e professores de 27 Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) desfilaram, seguido dos alunos e equipe da Escola Maria Nellu Picanço que é mantida pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e da Escola Municipal Especial Eva Cavani.

Esta primeira etapa do desfile escolar foi finalizada com o desfile do projeto Patas do Bem, projeto social criado em 2017 com o cão Naruto, um Golden Retriever e que tem a finalidade de realizar terapia assistida por cães nas escolas como Apae, Eva Cavani e Cmeis. A terapia assistida por animais é uma técnica cientificamente comprovada e tem como objetivo aproveitar o animal no contato entre humanos e animais. Na sequência desfilaram professores e alunos da Escola de Educação Bilingue para surdos Nydia Moreira Garcez e a Banda de Desbravadores.

Após esta etapa, alunos, professores e funcionários de 46 escolas da zona urbana e rural de Paranaguá, seguido de segmentos como do Lar São Vicente de Paulo com idosos desfilando num trem, o Grupo de Alfabetização da Catedral, representantes do Programa Universidade Aberta da Terceira Idade, entre outros.

Desfilaram funcionários das Secretarias e frota adquirida nos últimos anos pelos setores da Educação, Saúde, Agricultura, Segurança, do Trabalho e da Fazenda. Clube de Carros Antigos e de Motos Clubes também participaram deste mega desfile tradicional que ocorreu no dia 29 de julho de cada ano.   

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here