Novo prédio administrativo da Prefeitura é inaugurado pelo prefeito Marcelo Roque

0
1077

Please enter banners and links.

Momentos antes do desfile cívico em comemoração aos 371 anos o prefeito Marcelo Roque participou de cerimônia de hasteamento dos pavilhões do Brasil, do Paraná e de Paranaguá e da inauguração do novo prédio administrativo da Prefeitura, que fica ao lado do Palácio São José. O espaço tem 1.800 metros quadrados e leva o nome do ex vice-prefeito Joaquim Teixeira de Magalhães, que faleceu em 2017.

As cerimônias tiveram a presença de inúmeras autoridades locais, como secretários municipais, vereadores, o presidente da Câmara Municipal, Waldir Leite, do comandante do 1.º Sub-Grupamento de Bombeiros de Paranaguá, o capitão Ícaro Gabriel Greinert, e o deputado estadual Alexandre Cury. Os hinos foram entoados ao som da Banda do 8.º Distrito Naval da Marinha do Brasil, de São Paulo, e traduzidos para Libras (Língua Brasileira de Sinais).

O prédio administrativo será usado para protocolo e atendimento aos cidadãos. Está devidamente adaptado para pessoas com necessidades especiais e conta com elevadores. Vai abrigar ainda o Departamento de Tecnologia da Informação e também a sala de monitoramento da Secretaria Municipal de Segurança, para dar apoio à Guarda Civil Municipal.

O prefeito aproveitou a oportunidade para homenagear a esposa, pelo apoio incondicional que dá diariamente e que “me permite seguir em frente todos os dias”. O prefeito parabenizou ainda as equipes da Secretaria Municipal de Obras Públicas e da Unidade de Gerenciamento de Programas (UGP), que conseguiram concretizar o projeto do novo prédio.

O presidente da Câmara Municipal, Waldir Leite, destacou os investimentos que estão sendo feitos em todas as áreas em Paranaguá. “Foram vários presentes, como os cerca de 50 quilômetros de pavimentação asfáltica entregues, beneficiando todas as regiões da cidade, a inauguração de 3 novas unidades básicas de saúde, da Fundação Municipal de Saúde, criada para melhorar o serviço de atendimento médico especializado e para oferecer exames de média complexidade, na área de Educação, dentre outros”, destacou o parlamentar.

HOMENAGEADO

A escolha de Joaquim Teixeira de Magalhães para o nome do novo prédio administrativo da Prefeitura de Paranaguá se deu por meio de um concurso com várias outras personalidades locais. Nascido em 26 de abril de 1940, ele foi vereador por três mandatos, vice-prefeito entre 1989 e 1993 e prefeito interino. Exerceu diversas funções de destaque na sociedade de Paranaguá. Ingressou na Prefeitura Municipal em 1968 e se aposentou como servidor público por tempo de serviço.

Também atuou como presidente do Rocio Esporte Clube, da Sociedade dos Motoristas de Paranaguá, como orador, mesma função que exerceu também no Clube Republicano. Foi também presidente e vice-presidente do Paraná Futebol Clube, presidiu também a Associação dos Servidores Municipais de Paranaguá (Funserv) e a Sociedade de Assistência aos Necessitados (Abrigo dos Velhos). Também atuou como membro da Loja Maçônica Perseverança.

O prefeito Marcelo Roque destacou que foi Joaquim Teixeira de Magalhães quem iniciou na política o pai dele, o saudoso ex-prefeito Mário Roque, falecido em 2016. “Ele foi quem insistiu para o meu pai sair candidato a vereador. Meu pai não queria nem ouvir falar em política, mas Joaquim Magalhães insistiu e graças aos dois hoje sou prefeito”, comentou o prefeito.

O genro de Joaquim Magalhães, Fábio Pereira Pinho, falou em nome da família. Ele agradeceu a homenagem feita Prefeitura de Paranaguá. “Meu sogro foi um homem muito honesto, teve uma conduta ilibada, que trabalhou bastante por Paranaguá. Em nome da família agradeço ao prefeito Marcelo pela homenagem. Meu sogro teve que se mudar com a família para Curitiba no final da vida, para tratamento médico, mas sempre dizia que amava essa terra e que tinha saudade dos amigos que aqui deixou”, comentou Pinho. Também estavam presentes a viúva de Joaquim Magalhães, Joalice, a filha Lenize, e netos.

PARCERIA

O deputado estadual Alexandre Cury falou da parceria que firmou com o prefeito Marcelo Roque há quatro meses para representar a cidade na Assembléia Legislativa. Afirmou ser “uma honra participar da comemoração do aniversário da cidade-mãe do Paraná, um estado pujante, agrícola, que começou nesta cidade e é um orgulho para o Brasil”. “Nossa meta é manter o bom relacionamento com o Governo do Estado, que tem o compromisso de ajudar Paranaguá. Tanto que nas próximas semanas teremos reunião com o secretário de Estado da Saúde para tratar do repasse de recursos para a manutenção mensal da unidade avançada do Hospital Erasto Gaertner”, explicou o parlamentar.

Marcelo Roque destacou que a parceria com o deputado é importante, bem como a que é realizada com os vereadores e servidores. “Temos que unir esforços, porque só assim conseguiremos ser mais fortes. O deputado Alexandre Cury agora nos representa na Assembléia Legislativa e tenho certeza de que isso resultará em muitas notícias boas para nossa cidade”, aposta o prefeito.

MAIS 7 KM DE PAVIMENTAÇÃO

O prefeito Marcelo assinou durante a solenidade abertura de processo licitatório para instalação de pavimentação asfáltica e sinalização em 7 quilômetros de extensão das avenidas Bento Munhoz da Rocha Neto e Coronel Elísio Pereira. “É mais uma obra importante que queremos realizar para beneficiar nossa população. Por essas duas vias circula boa parte de nossos cidadãos diariamente, seja com seus carros ou pelo transporte público, por isso temos que melhorar a infraestrutura e a sinalização”, justificou o prefeito.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here