Inauguração de posto na Ilha dos Valadares tem fandango e Emir Roth homenageado

0
371

Please enter banners and links.

A comunidade da Ilha dos Valadares recebeu com festa e fandango nesta manhã gelada de domingo (28) a inauguração da unidade básica de saúde que ganhou o nome de um dos artistas mais ilustres de Paranaguá, o pintor Emir Roth. A cerimônia ocorreu no local conhecido como Campo do Mingão, teve a presença do prefeito Marcelo Roque, de diversas autoridades, o vereador Fábio Santos e muitas pessoas da comunidade.

Na mesma oportunidade também foram entregues 300 metros de pavimentação com bloquetes na rua Hugo Roberto Rodrigues, no bairro Vila Bela, que passa em frente à nova unidade. A cerimônia foi bastante descontraída, com apresentação de crianças que fazem parte do grupo de Fandango Mestre Eugênio.

O prefeito Marcelo Roque anunciou que serão instalados um playground, um módulo da Guarda Civil Municipal, pista de caminhada e uma quadra com grama sintética ao lado da unidade. “Ainda tem muita coisa boa por vir. Estamos fazendo muita benfeitoria importante para a Ilha dos Valadares, mas estamos vendo a possibilidade de incrementar ainda mais”, garantiu o prefeito.

Marcelo Roque salientou ainda que dos R$ 6 milhões investidos na construção das 3 unidades básicas de saúde entregues como presente pelos 371 anos de Paranaguá (Ilha dos Valadares, Porto Seguro e Leblon) R$ 4 milhões foram de recursos só da Prefeitura. “Nosso objetivo é sempre dar uma saúde melhor para nossa população. Este posto que estamos entregando hoje é uma obra maravilhosa, para um bairro importante”, completou o prefeito.

O vereador Fábio Santos é representante da comunidade insulana. Bastante emocionado o parlamentar destacou a importância dos investimentos que estão sendo feitos em prol da população da Ilha dos Valadares. “O posto é histórico para nossa comunidade, parece com um mini hospital. A ilha precisava disso, é uma benção. Fico extremamente agradecido. Estamos lutando por muitas outras coisas, mas aos poucos fazemos nosso melhor”, declarou o parlamentar.

Já a secretária municipal de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro, ressaltou o avanço que a cidade terá com o aumento da cobertura do ESF, de 75% para 91% da população. Isso graças à inauguração das três novas unidades básicas. Mais 50 mil parnanguaras passaram a ser assistidos pelo programa (são 15 mil do Leblon, 5 mil do Porto Seguro e mais 30 mil da Ilha dos Valadares). “Estamos tendo uma oportunidade ímpar de melhorar a qualidade do atendimeno de saúde à nossa população. Vamos aprimorar a questão da prevenção, pois esse é o principal objetivo do programa”, comentou a secreária.

Ainda de acordo com Lígia Regina, outro reforço “será dado com a criação da Fundação Municipal de Saúde, para melhorar a atenção secundária, com atendimento de médicos especialistas e exames de média complexidade”. Ela também agradeceu o empenho da equipe que na construção dos novos postos e também de membros de outras pastas.

COMPROMISSOS CUMPRIDOS

O secretário regional da Ilha dos Valadares, Aldo José das Neves, agradeceu ao prefeito Marcelo Roque na solenidade, bem como ao vereador Fábio Santos e aos servidores da pasta. Afirmou que a gestão atual “está cumprindo com os compromissos de campanha”.

Entre os avanços apontados estão: a construção da nova unidade básica de saúde, o retorno da Guarda Civil Municipal, instalação do CRAS, novas redes de drenagem, reativação da fábrica de bloquetes, pavimentação em várias ruas, reformas e ampliação de escolas e CMEIs, posto de saúde 24 horas e ambulância exclusiva para a ilha. “Nunca um prefeito cuidou tanto da nossa Ilha dos Valadares como Marcelo Roque. Isso reflete a eficiência e a visão administrativa ao melhorar a qualidade de vida do maior bairro de nossa cidade”, comentou o secretário.

HOMENAGEADO

O prefeito Marcelo Roque justificou a escolha de Emir Roth como nome da unidade de saúde da Ilha dos Valadares. O artista plástico renomado teve obras expostas em várias cidades brasileiras, nos Estados Unidos e na Europa. Foi responsável por painéis de grande porte, como o que conta a história do Porto de Paranaguá, no Palácio Taguaré. O homenageado fixou residência na localidade insulana, onde se inspirou para fazer sua arte. “Emir Roth é um nome conhecido fora de Paranaguá e sempre levou nossa cidade além das nossas fronteiras. Uma homenagem muito merecida”, avaliou o prefeito.

Filhos de Emir Roth compareceram à cerimônia de inauguração e se disseram emocionados com a homenagem feita. “O meu pai e o pai do prefeito (Mário Roque) estão muito satisfeitos. O significado de uma unidade basica de saúde é vida. Em nome de nossa família gostaria de agradecer essa homenagem ao nosso pai e que essa unidade tenha muito sucesso”, declarou Rui Roth, ao discursar no evento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here