Navio iraniano deixa o Porto de Paranaguá e segue para Santa Catarina

0
187

Please enter banners and links.

Termeh começou a sair do porto volta das 13h deste sábado (27). O abastecimento dele iniciou nesta madrugada, após decisão do STF. O outro navio deve partir no domingo (28), de acordo com a administração do porto.

 

O navio Termeh, de bandeira iraniana, começou a sair do Porto de Paranaguá, no litoral do Paraná, por volta das 13h deste sábado (27), de acordo com a instituição. Ele seguiu para Santa Catarina.

O outro navio iraniano, o Bavand, deve deixar a área na manhã deste domingo (28), segundo a administração do porto. Eles estavam parados na litoral paranaense desde junho, por falta de combustível.

Os dois navios começaram a ser abastecidos nesta madrugada, após uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). A Petrobras havia se recusado a vender combustível para as embarcações, por receio de ferir sanções norte-americanas aplicadas a empresas iranianas.

Contudo, o presidente do STF, Dias Toffoli, obrigou a estatal a fornecer o combustível. A decisão dele é de quarta-feira (24).

O Termeh começou a ser abastecido pela Petrobras por volta das 4h.

Já o abastecimento do Bavand começou uma hora depois e terminou pouco antes das 18h, conforme o Porto de Paranaguá. A previsão é de que ele saia ainda na manhã de domingo.

Os navios foram abastecidos com cerca de 1,2 mil toneladas de combustível cada, em uma operação que dura, em média, de seis a dez horas.

De acordo com o governo, o abastecimento de navios pode ser feito com as embarcações atracadas no cais ou fundeadas. A operação é segura, com barreiras de contenção para evitar que qualquer produto caia no mar.

No Porto de Paranaguá apenas uma empresa faz esse serviço para a Petrobras. Sete marinheiros foram envolvidos no serviço, segundo o governo.

FONTE : G1 PR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here