Prefeito sanciona lei da Fundação de Saúde em sessão solene da Câmara

0
1119

Please enter banners and links.

O prefeito Marcelo Roque sancionou na noite desta quarta-feira (24) a lei para implantação da Fundação Municipal de Saúde, numa sessão solene realizada pela Câmara de Vereadores para comemorar os 371 anos de Paranaguá. O evento foi bastante prestigiado e aconteceu nas dependências do Instituto Paranaguá Previdência, utilizado enquanto o Palácio Carijó passa por reforma.

“A Fundação Municipal de Saúde vai representar um grande avanço para nossa cidade. Vamos conseguir atender de uma forma melhor em relação às especialidades médicas e exames de média complexidade. Nossa população ganhará bastante com esse serviço”, apostou o prefeito Marcelo Roque, que agradeceu aos vereadores que “tiveram a coragem” de aprovar a implantação da Fundação.

Marcelo Roque apontou avanços que serão buscados com a instalação do órgão e disse que “será possível nos concentrarmos especificamente na atenção básica”. “A Fundação Municipal de Saúde atuará por meio de contrato de gestão. A Prefeitura contratará serviços médicos especializados e a prestação de exames e pagará por eles. Também será possível trabalhar áreas como educação e pesquisa e em breve anunciaremos as formas de contratação e processos seletivos”, adiantou o prefeito.

A secretária municipal de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro, também comemorou a sanção da lei para criação da Fundação. “Agora vamos iniciar a formalização, com abertura de CNPJ e outras providências administrativas para que ela passe a funcionar dentro da lei. Iniciamos as discussões, tudo com muita transparência, e assim inclusive quando ela estiver em funcionamento”, garantiu a secretária.

Ainda de acordo com Lígia Regina de Campos Cordeiro, ao prestar atendimento especializado a Secretaria de Saúde acaba “tirando o foco principal de suas ações”, já que legalmente cabe ao município a atenção primária, ou seja, atendimento nas unidades básicas de saúde, com Estratégia Saúde da Família (ESF), voltado sempre à prevenção.

A atenção secundária, quando a doença já está instalada, cabe ao Governo do Estado. Atendimento de urgência e emergência, saúde mental e de tratamento de alta complexidade cabe à União. “Agora teremos condições de realizarmos muito mais ações voltadas para a prevenção em saúde. Isso é importante. Tratar antes que a situação se agrave”, analisou a secretária municipal de Saúde.

BALANÇO DA GESTÃO

A sessão solene foi conduzida pelo presidente da Câmara Municipal, Waldir Leite, que destacou a importância da harmonia dos poderes Executivo e Legislativo em prol da população. “Esse é o nosso dever. Por isso colaboramos de maneira firme com a administração municipal, comandada pelo prefeito Marcelo Roque, trabalhando para construir uma cidade cada vez melhor para todos os parnanguaras. Agradeço a todos”, comentou o presidente da Casa de Leis.

Na oportunidade o prefeito Marcelo Roque também fez um balanço das ações da gestão nos últimos meses. “Já se passaram seis meses da minha última vinda a esta casa. E mais uma vez trago boas notícias”, comentou.

Entre os assuntos estava a campanha de arrecadação de IPTU, com entrega de prêmios aos contribuintes. “A arrecadação vem sendo superada a cada ano. Com essa campanha que realizamos aumentamos em 20% nossa arrecadação. E os investimentos são injetados em benfeitorias à população”, afirmou o prefeito.

Marcelo Roque comentou sobre a entrega de matrículas dos Registros de Imóveis para 59 famílias residentes no Parque Agari, afirmando que o processo de realização de regularização fundiária “não é uma tarefa fácil”. Lembrou sobre a restauração da Estação Ferroviária, que segundo o prefeito, “está ganhando vida e será devolvida aos parnanguaras muito em breve”. “Em junho deste ano, as obras foram retomadas já que em 2018 a antiga empresa desistiu e abandonou o restauro com 55% concluídos”, afirmou o prefeito.

A instalação de asfalto e drenagem em todas as regiões de Paranaguá também foi comemorada por Marcelo Roque. “Já fizemos mais de 50 quilômetros de asfalto e vamos fazer muito mais. Serviço completo com drenagem, meio fio e calçamento. Nesta semana festiva entregamos mais de 1 quilômetro de pavimentação na Vila Garcia”, relatou aos vereadores, aos secretários municipais, servidores e à população presente na solenidade. Também participaram, o comandante da Capitania dos Portos do Paraná, Capitão de Mar-e-Guerra Rogério Antunes Machado, e o comandante do 1.º Sub Grupamento de Bombeiros, capitão Ícaro Gabriel Reinert.

Na opinião do prefeito, “chegamos aos 371 anos de Paranaguá deixando a cidade mais iluminada e divertida”. “Sim, mais divertida porque entregamos mais 11parques multicor e ecológico, além de bancos e lixeiras. E vamos entregar mais 20 parques nos mais diversos pontos de Paranaguá. Bairros como Jardim Esperança, Nilson Neves e Vila Paranaguá foram atendidos com os novos playgrounds. Também foram contemplados os bairros do Porto Seguro, Costeira, Alexandra, Morro Inglês e Ilha dos Valadares, entre outras localidades. Por muito tempo os bairros permaneceram sem investimentos em lazer para as famílias. Nossa gestão está realizando um resgate de auto-estima da família parnanguara”, avaliou o prefeito Marcelo Roque.

Um destaque especial foi para a entrega de parque adaptado para uso por crianças com necessidades especiais. “Foi uma alegria para mim, como gestor, poder vivenciar esse momento”, destacou o prefeito, que apontou ainda melhorias em todas as áreas atendidas pela Prefeitura, Educação, com a entrega de uniformes escolares às 17 mil crianças da rede municipal, Segurança, Assistência Social, várias outras pastas e Saúde. E é nesta última que está a maior aposta do prefeito. “Brinco que no dia em que formos inaugurar a unidade avançada do Erasto Gaertner em nossa cidade já vale todo o nosso mandato. Será o maior legado que deixaremos para nossa população”, comentou Marcelo Roque.

FALAR BEM DA CIDADE

Ao final do discurso na sessão solene da Câmara Municipal o prefeito Marcelo Roque lançou uma espécie de desafio a todos os que vivem em Paranaguá. “Vamos falar bem da nossa cidade. Vamos falar verdades, e quando não soubermos o que é verdade ou mentira, vamos verificar antes de falar. Fazendo assim nos transformaremos em bons exemplos para nossos filhos e netos. Seremos exemplos para os amigos e para as demais pessoas de bem. Vamos olhar para nossas crianças e refletir sobre o legado que queremos deixar para elas, para nossos filhos, nossos sobrinhos e netos, enfim, para quem amamos e assim teremos uma cidade cada vez melhor. Tenho certeza disso”, comentou o prefeito.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here