Prefeito entrega uniformes escolares aos alunos da rede municipal de ensino

0
1116

Please enter banners and links.

Foi iniciada na manhã desta quarta-feira, 24, a distribuição dos uniformes escolares na rede municipal de ensino. Em solenidade simbólica o prefeito Marcelo Roque entregou kits completos na Escola Municipal Castelo Branco. “É um dia importante, estamos entregando a mais do que distribuímos no ano passado com capa de chuva, short saia, suéter, camisa manga longa, calça legging entre outras peças, ou seja, um investimento relevante para a educação que passa dos R$ 5 milhões”, ressalta Marcelo Roque.

“Este é o terceiro ano consecutivo que entregamos uniformes e, infelizmente ocorreu um contratempo na licitação atrasando assim a distribuição. Nossa administração prega pela legalidade e responsabilidade e ficamos chateados quando a parte burocrática não acontece como pensamos”, observa o prefeito.

A secretária municipal de Educação, Vandecy Dutra lembra que são 17 mil kits. “É um momento muito esperado e importante para as crianças. É um uniforme de boa qualidade e durável, além disso, estar uniformizado é também sinal de segurança por identificar que são alunos e uma padronização da vestimenta das crianças”, comenta Vandecy Dutra.

A diretora da Escola Castelo Branco, Jucimara Rodrigues da Luz ressaltou a importância da entrega. “Aguardávamos com expectativa a chegada dos uniformes e hoje vemos um kit completo, inclusive com a calça legging que foi também uma sugestão nossa. É um momento festivo”, avalia a diretora.

“Estamos felizes por essa entrega. É importante para a segurança dos alunos que também não precisará usar a roupa de passeio nas aulas. Gostamos muito da capa de chuva que protegerá as crianças no percurso de casa para a escola. Achei muito bom”, opina Cristina Linck Rauber que é mãe de uma estudante da Escola Castelo Branco.

Karen Carvalho Cardoso é aluna do 5.º ano e já recebeu o kit uniforme. “Gostei muito, é bonito e será muito bom porque ganhamos capa de chuva, calça legging, blusa, tudo muito legal”, conta Karen de 11 anos.

LICITAÇÃO
Por uma questão atípica, os uniformes escolares da rede municipal de ensino não foram entregues no início do ano como pretendido. O processo de abertura de licitação dos uniformes escolares para os alunos de 2019, foi aberto no início de outubro de 2018. Conforme a superintendente de gestão financeira e administrativa, Ana Falanga, em dezembro de 2018 o processo foi deflagrado. “Todas as empresas tiveram acesso por meio de edital publicado. Para surpresa do Município, no dia 14 de dezembro, o Tribunal de Contas informou que suspenderia a Licitação publicado porque uma das empresas que estava participando do processo questionou o prazo da entrega das amostras e o tipo de tecido que estávamos solicitando”, conta Ana Falanga.

A superintendente explica que no próprio documento do Tribunal de Contas diz que não suspendeu o processo por qualquer irregularidade e sim, para que o Município se manifestasse para saber se estava havendo cerceamento de participação das empresas – o que não estava – conforme Ana Falanga. “Para confecção dos uniformes, procuramos um fio modal que se adequasse às condições climáticas de Paranaguá. O prazo de entrega era de sete dias, pois o prefeito pediu celeridade para que os uniformes fossem entregues no início do ano junto ao material escolar”, ressalta.

O Tribunal de Contas liberou o processo no dia 28 de março de 2019. “Esse período estacionado de dezembro a março, prejudicou muito a entrega dos uniformes na data que gostaríamos, que era no início do ano letivo”, lamenta Ana Falanga.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here