Prefeito entrega cadeira odontológica e beneficia 15 mil pessoas da Vila do Povo

0
340

Please enter banners and links.

Cerimônia de entrega aconteceu na manhã desta quarta-feira, na unidade básica José Carlos Gomes. São mais de R$ 280 mil em investimentos para melhorar o atendimento em saúde bucal. Todas as unidades de saúde terão cadeira odontológica nova.

O prefeito Marcelo Roque realizou na manhã desta quarta-feira (24) a entrega de uma cadeira odontológica nova para a unidade de saúde Luiz Carlos Gomes, beneficiando 15 mil pessoas da Vila do Povo e bairros vizinhos. Esta é a primeira de 21 que serão instaladas em todos os postos de Paranaguá. A cerimônia teve a presença de várias outras autoridades, lideranças comunitárias e moradores do bairro.

O investimento para aquisição das 21 novas cadeiras é de R$ 283.164,00, com recursos próprios da Prefeitura de Paranaguá. A instalação dos equipamentos seguirá cronograma definido pela Secretaria Municipal de Saúde, nos próximos meses. As três novas unidades básicas (Leblon, Porto Seguro e Ilha dos Valadares), que serão inauguradas entre sexta-feira e domingo desta semana, também contarão com cadeiras odontológicas.

O prefeito destacou a união com a Câmara Municipal e com o Conselho de Saúde, o que tem proporcionado várias conquistas para a saúde. “É uma satisfação de fazer uma saúde diferenciada. A cidade vem melhorando graças ao empenho do servidor público e de pessoas que se dedicam para uma Paranaguá melhor. Muitas coisas boas estão acontecendo”, destacou o prefeito, ao comentar ainda outras ações importantes em curso, como a Fundação Municipal de Saúde, a unidade avançada do Hospital Erasto Gaertner e a reforma da UPA.

A durabilidade das cadeiras odontológicas deve ser de 20 anos, conforme informou a secretária municipal de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro, desde que sejam bem utilizadas e tenham as manutenções adequadas. “Todas as nossas unidades contarão com cadeira odontológica, o que representa um grande avanço para a nossa saúde bucal. É pela boca que são iniciadas várias doenças. Cuidar dela é uma questão muito importante dentro da saúde”, salientou a secretária, que agradeceu a equipe pelas conquistas que vêm sendo registradas em prol da saúde.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, José Dougiva, afirma que vê “na atual gestão a correta aplicação dos recursos”. “Vemos a necessidade de uma cidade que cresça e se constrói uma saúde melhor quando se dá as mãos. O Conselho que fiscaliza e verifica sempre o lado social parabeniza a gestão pelo trabalho que faz. Tenho acompanhado e fiscalizado. Hoje sempre se vê um olhar lá na frente, para construção de uma grande Paranaguá”, destacou o dirigente.

Quem também agradeceu pelos investimentos realizados foi o presidente da Associação de Moradores da Vila do Povo, Ney Paifer. “Agradeço ao prefeito Marcelo Roque, que trouxe para nós esse investimento importante, e ao vereador Waldir Leite, que sempre está lutando para melhorar nosso posto de saúde. Muito obrigado a todos por essa cadeira odontológica, que vai ajudar muito nossa população”, destacou o presidente.

Na opinião do vereador Thiago Kutz, a população tem visto “uma evolução muito grande na cidade”. “Isso é resultado do esforço coletivo da gestão, com Câmara Municipal e conselhos, buscando trazer mais qualidade de vida à nossa população. O cidadão tem tido acesso e a população sabe bem disso. A cidade é uma obra constante. Sempre teremos o que fazer, mas é preciso reconhecer que está sendo feito muito. Temos que dar um parabéns a todos”, comentou o vereador.

Para o presidente da Câmara Municipal, Waldir Leite, “depois de tantos anos na política posso externar para a população que vejo essa determinação por conta da juventude do prefeito, com essa garra diária”. “Não é fácil administrar uma cidade com 150 mil habitantes. Vejo os secretários tentando fazer as coisas da melhor maneira possível”, detalhou o parlamentar, que comentou ainda sobre a importância de parceria entre Prefeitura e Câmara Municipal.

Leite destacou o avanço que a comunidade da Vila do Povo percebe em relação à saúde bucal, já que até o ano passado não havia atendimento odontológico na região. “É uma coisa que até pouco tempo não tínhamos. Isso é importante porque o pobre não tem dinheiro para ir ao dentista”, salientou o vereador. Waldir Leite comentou também outros avanços proporcionados pela gestão atual à população local, como a implantação da escola em tempo integral, calçamento de 90% das ruas e 4 médicos atendendo na unidade básica. “Antes não tinha nenhum”, concluiu o vereador.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here