11° MUTICOM mostra a Comunicação da Igreja Católica cada vez mais eficiente

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Apresentando escritos e ações sobre comunicação, de Paulo VI a Francisco, oficinas bem planejadas, palestras e discussões de alto nível, o 11° Mutirão Brasileiro de Comunicação, mostrou a Igreja vanguardista e cada vez mais eficiente na utilização dos meios de comunicação para cumprir sua Missão Evangelizadora.

O encerramento do 11° Muticom aconteceu no último dia 21 com uma missa solene no Santuário do Divino Pai Eterno. Realizado a cada dois anos, reúne agentes da Pascom (Pastoral de Comunicação) de todo o Brasil, bem como bispos, sacerdotes, religiosos(as) de diversas congregações e dioceses,  pesquisadores,  jornalistas e profissionais de multimídias. Em 2019, recebeu a representação de 22 estados, com mais de 600 inscritos no evento completo e outras centenas de participantes nas plenárias e oficinas específicas.

Promovido pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e realizado, neste ano, pela Arquidiocese de Goiânia, o Muticom é um encontro para o  aprofundamento, a troca de conhecimentos/vivências  e para a análise crítica do andamento da comunicação da Igreja Católica dentro da sociedade.

O tema de 2019: Comunicação, Democracia e Responsabilidade Social, foi usado na montagem das palestras, conferências e nas oficinas. Todo o contexto mostrado com clareza e alinhado à atuação do Papa Francisco: ir ao encontro do povo e atuar nas “periferias” sociais.

Por ser fórum de discussões e encaminhamentos os palestrantes e convidados para conduzir o Muticom tem experiências e linhas diversas de pensamento. Em 2019, as atividades do mutirão foram repletas de grandes expoentes do jornalismo e marketing, das mídias, da pesquisa acadêmica, sociólogos e escritores. O intuito, provavelmente alcançado diversas vezes, foi ouvir tanto quanto falar, buscar a compreensão mais que o simples ensinamento e a discordância/questionamento para a evolução.

Durante o evento, no dia 19, dentro do Auditório “Mãe da Igreja” foram revelados os vencedores da 52ª Edição dos Prêmios de Comunicação da CNBB. A entrega foi gravada para um especial que vai ao ar no próximo dia 31 de julho nas TV´s, Aparecida, Canção Nova, Século21,  Horizonte, Evangelizar, Rede Vida, Nazaré e Pai Eterno, como também na Rede Católica de Rádio.

Muitos trabalhos foram inscritos e dos três finalistas indicados pelos especialistas, um é o vencedor, escolhido pelo júri final, composto por bispos de todo o país. Esta tradicional premiação da CNBB distingue trabalhos de qualidade, que transmitam valores humanos e cristãos. As Categorias são: Cinema (Prêmio Margarida de Prata), Rádio (Prêmio Microfone de Prata), Imprensa (Prêmio Dom Hélder Câmara), TV (Prêmio Clara de Assis) e Internet (Prêmio Dom Luciano Mendes de Almeida).

O presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB, Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, demonstrou satisfação pela excelência da Arquidiocese de Goiânia na organização do evento. Disse que em breve será divulgada a Arquidiocese ou Diocese onde será o próximo encontro em 2021. Dom Joaquim Mol, reiterou: “Tudo o que a Igreja faz e realiza, por ter o seu cerne no anúncio de Jesus e do Evangelho, exige comunicação. Não uma comunicação qualquer, mas uma boa comunicação, a partir da verdade, do respeito ao outro, às diferenças, uma comunicação qualificada pelos valores do Evangelho”.

Veja mais (conteúdos, fotos, vídeos) na página do 11° Muticom

e da CNBB

https://www.facebook.com/muticomgyn2019/

https://www.facebook.com/CNBBRegionalSul2/

https://www.facebook.com/cnbbnacional/

Serviço:

“Prêmios de Comunicação da CNBB – 52ª Edição”

Programa Especial de Premiação

Exibição dia 31 de julho, 2019 – às 20 horas

Em todos os canais de TV de inspiração católica

 

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