Diocese de Paranaguá tem muitas atividades, celebrações e festividades em junho

0
1314

Please enter banners and links.

Junho foi um mês de muitas atividades para o bispo Dom Edmar Peron, os sacerdotes, os consagrados, os religiosos e os leigos da Diocese de Paranaguá, que prepara-se para iniciar, no próximo mês, um triênio (três anos) de comemorações do jubileu de 60 anos.

As solenidades de Corpus Christi, em 2019, tiveram a maior participação de fiéis de todos os tempos. A missas solenes foram celebradas em todas as paróquias. No litoral e cidades turísticas, os visitantes contribuíram para que as igrejas ficassem lotadas. Em algumas comunidades foram feitos os tradicionais tapetes, entretanto a maior parte delas priorizou uma ação social de ajuda aos mais necessitados.

O bispo Dom Edmar Peron presidiu a celebração em dois municípios: Matinhos e Paranaguá. Mantendo ações práticas de “ir até o povo”, como o Papa Francisco sempre pede, o senhor Bispo, conduziu uma procissão unificada na Paróquia São Cristóvão do Jardim Iguaçu. As comunidades atenderam ao convite e compareceram com muita fé e animação.

Na Santa Missa, após a homilia, os presentes acolheram o casal Zelair e Carlos Wapiniki que foram abençoados por Dom Edmar, pelas bodas de diamante (60 anos de matrimônio). Muitos ficaram emocionados, uma vez que o casal é querido por todos e Carlos é da 1ª turma de ministros extraordinários da Eucaristia, formados pela Diocese

Um grande número de Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística, vindos de diversas paróquias, “abriram” a procissão de “Corpus Christi”, a passagem do Santíssimo Sacramento, que foi seguido por centenas de fiéis cantando e louvando ao Senhor, presente na Sagrada Eucaristia.

“No ano em que celebramos 15 anos de criação desta paróquia, foi um grande presente sediar a solenidade de Paranaguá” afirmou o pároco, Padre Thiago Trigo, “foi um momento de nos comprometer com o que rezamos na liturgia eucarística: Fazei de nós um só corpo e um só espírito” completou a sacerdote.

Considerando apenas o mês de junho, com as novenas e festas dedicadas a santos de grande devoção popular, Santo Antônio, São João e São Pedro, o bispo diocesano, teve uma extensa agenda. Para participar de encontros de formação, reuniões e atividades pastorais e ainda presidir celebrações festivas, ele esteve em 7 municípios e mais de 15 comunidades.

Desde o dia 25, Dom Edmar está em Brasília, na 99ª reunião do conselho permanente da CNBB, uma vez que, em maio, foi eleito presidente da comissão episcopal para a Liturgia. No dia 29, assim que retornar, o bispo da Diocese estará em Matinhos, às 10 horas para Santa Missa e procissão festiva da Paróquia São Pedro Apóstolo.Já em 30 de junho, na cidade de Pontal do Sul, paróquia São Pedro e São Paulo, Dom Edmar  celebra a missa dando inicio às festividades do padroeiro.

A diocese, com sede Paranaguá, compreende 13 municípios de 22 paróquias. O bispo Dom Edmar Peron, desde sua posse, em dezembro de 2015, tem estado presente de forma constante nas comunidades, mesmo as menores, as mais distantes, inclusive as existentes nas ilhas do litoral do Paraná.

(Pascom Diocese de Paranaguá

Texto e fotos – Giolete Babinski)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here