Seminaristas Redentoristas Especializam-se em Comunicação Social

0
970

Os novos seminaristas da Congregação Redentorista, organização responsável por santuários e missões católicas em diversas partes do mundo, tem aprofundado seus estudos na área da comunicação social, principalmente no uso das mídias digitais.

Para tornarem-se Missionários, eles freqüentam em Curitiba, os cursos de Filosofia e Teologia na PUCPR. A preparação é complementada por diversas aulas, disciplinas e formações oferecidas internamente no Seminário São Geraldo. O aprendizado de comunicação social está sendo ministrado por uma professora da área, com a formação de grupos de trabalho para preparar conteúdos digitais e com a participação em congressos e fóruns na área de mídias. Exemplo foi a participação dos seminaristas no Seminário de Comunicação Digital na Faculdade São Basílio Magno (FASBAM).
Curitiba, no último dia 2 de junho.

O padre Joaquim Parron, reitor do seminário, afirma que o mundo digital exige dos novos padres e irmãos religiosos uma comunicação assertiva e criativa sob todas as formas existentes e agora, de modo especial, no meio digital. “No mundo conectado em redes, a Palavra de Deus deve ser comunicada de modo sempre novo e de forma abrangente, isto exige dos futuros religiosos este conhecimento”, ressalta.

Motivados pelo reitor do seminário e acompanhados por profissionais, os 15 seminaristas tem produzido vídeos, matérias, fotos, textos e postagens voltadas para a Evangelização. Inseridos nas mídias, já têm um canal no YouTube, páginas no Facebook e no Instagram e grupos de whatsapp.

“Buscamos ter um conhecimento especializado desses novos meios de comunicação, para usá-los de forma correta, pois queremos evangelizar também através dos bytes”, afirma o seminarista Aurélio Rodrigues.

O estudante Dionatan Krieger, entende que a Igreja necessita sair da comunicação analógica para a comunicação arrojada nos meios digitais. “Para isso seus ministros devem ser bem formados, aliás como sempre foi exigido, na teologia, nas ciências, no trabalho pastoral e nas demais disciplinas e conhecimentos. Neste momento, vemos a importância de incluir e aprofundar o conhecimento destes meios de comunicação, para poder afirmar que o Evangelho continuará sendo levado a todos”, completa Krieger.

Os Redentoristas desde sua formação já são reconhecidos por ter um de seus carismas ligados à comunicação. O fundador Santo Afonso de Ligório, foi um grande escritor e esta era uma das formas mais arrojadas de comunicação de seu tempo, pois ia além da comunicação falada e presencial. Na Igreja Católica, os Missionários Redentoristas participam de muitas missões e administram grandes santuários em todo o mundo. No Brasil, por exemplo, são responsáveis pelos santuários de Aparecida, do Divino Pai Eterno, da Padroeira do Paraná (NSra do Rocio) e de vários Santuários dedicados à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro nas capitais. A partir destes locais e usando seus dons de comunicadores eles atuam também nas mídias digitais para “Evangelizar no mundo ferido” como pediu Santo Afonso.

Serviço – links e informações

https://www.facebook.com/conectadosredentor

http://redentoristas.org.br/

https://www.youtube.com/Parron & Cia

email: redentoristasnamidia@gmail.com

(Padre Joaquim Parron – Reitor do Seminário São Geraldo Magela

Curitiba – contato 41-99963-2350)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here