Paranaguá faz parte do Conselho Estadual de Cultura

0
69

O secretário de Cultura e Turismo, Harrison Camargo participou da primeira reunião do ano do Consec em Curitiba. Encontro serviu para traçar metas de trabalho para alavancar a cultura no Estado

A cidade de Paranaguá está representada no Conselho Estadual de Cultura, (Consec). Nesta semana, o secretário de Cultura e Turismo, Harrison Camargo, esteve em Curitiba participando da primeira reunião do ano do Consec.

O encontro dos gestores do Estado serviu para traçar metas e diretrizes para alavancar as atividades culturais em todo Paraná. “Todos os que participaram da reunião saíram otimistas com a posição tomada por toda a equipe”, salientou Camargo.

O encontro ocorreu na última segunda-feira, dia 20, momento em que também ocorreu a apresentação da nova gestão da Cultura do Estado, equipe técnica, projetos e programas aos conselheiros da gestão 2017-2019.

Para a superintendente da Cultura, Luciana Casagrande Pereira, este primeiro encontro foi muito positivo, momento de ouvir os conselheiros e propor um trabalho participativo, característica de sua gestão. “Conseguimos ter essa visão plural que todos trazem e essa é a nossa forma de gestão, de trabalhar com diversas opiniões. Acho que todos saem contentes e dispostos a trabalhar em sintonia e juntos”, avaliou Luciana.

Além do orçamento, os conselheiros citaram outras demandas já discutidas pelo CONSEC, como a recomposição do quadro de servidores da Superintendência de Cultura; o esclarecimento sobre o Sistema Nacional de Cultura; a continuidade do trabalho, considerando o que foi realizado de positivo nas gestões anteriores; a criação de mecanismos para ouvir os municípios e implementar políticas com base nessa escuta; a criação de comissões temáticas dentro dos conselhos para discutir pontos que não são pertinentes nas reuniões gerais do CONSEC; disponibilizarão de subsídio para que os conselheiros consigam atuar e representar melhor suas macrorregiões e setoriais de cultura.

Escuta ativa
A Superintendência apresentou um calendário de Audiências Públicas a ser realizados nas oito macrorregiões do Estado entre maio e junho com a finalidade de propor uma escuta ativa às demandas dos municípios no setor cultural e entender qual a forma mais efetiva de atuação do poder público. A conselheira Soraya reforçou a ideia de aproveitar esses encontros para levar informação sobre o Sistema Nacional de Cultura aos municípios.

Conselho Estadual de Cultura
Implantado pela Lei 17063/12, o Conselho Estadual de Cultura (CONSEC) é um órgão colegiado integrante da estrutura organizacional básica da Superintendência da Cultura, composto paritariamente por 36 representantes da sociedade civil e do poder público, que tem por finalidade a participação da sociedade na formulação das políticas públicas de cultura do Paraná.

Entre as atribuições dos conselheiros estão: fiscalizar a execução dos projetos culturais e a aplicação de recursos, emitir pareceres sobre questões técnico-culturais, participar da formulação de políticas públicas do Governo do Estado na área da cultura, incentivar a proteção do patrimônio cultural, valorizar as manifestações culturais locais e regionais, incentivar pesquisas sobre a cultura paranaense, entre outras importantes ações.

Jornalista: Suzane Cicarello, com informações da Secretaria de Estado da Comunicação e da Cultura 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here