Programa Vida no Trânsito desenvolve ação com caminhoneiros

0
87

Durante todo o mês de maio diversas atividades serão realizadas em Paranaguá visando minimizar os acidentes de trânsito. As ações ocorrem por meio do Movimento Mundial Maio Amarelo. Em paralelo ocorre o Projeto Vida no Trânsito, uma iniciativa brasileira voltada para a vigilância e prevenção de lesões e mortes no trânsito e promoção da saúde, em resposta aos desafios da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Década de Ações pela Segurança no Trânsito 2011 – 2020.

Dentro da programação ocorreu nesta segunda-feira, 6, o “Ação Caminhoneiro”, no pátio de triagem com o objetivo de orientar os caminhoneiros sobre os riscos no trânsito e buscar a saúde desses profissionais. “Foi uma ação desenvolvida pelo Programa Vida no Trânsito devido a um levantamento que apontou que esse modal é um dos que mais causa acidentes”, informa o Superintendente Municipal de Trânsito e coordenador geral do programa Vida no Trânsito em Paranaguá, Leônidas Martins Júnior.

O Departamento Antidrogas (Dead) da Guarda Civil Municipal da Secretaria Municipal de Segurança (Semseg) também participou da ação levando orientações e material informativo aos caminhoneiros sobre os malefícios do uso de entorpecentes.

O evento contou ainda com a participação do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, Ecovia, 1.ª Regional de Saúde, equipe de Educação para o Trânsito da Semseg, Case PR, Detran, Administração doa Portos de Paranaguá e Antonina, entre outros órgãos.

Os caminhoneiros receberam vacinação, aferição de pressão e exames pela Regional de saúde, além de cortes de cabelos por voluntários.

Na programação do Maio Amarelo ainda ocorrerão ações no dia 13 quando a campanha será feita junto a ciclistas que passam pela Avenida Roque Vernalha. Na ocasião haverá conscientização e adesivagem de bicicletas. No dia 16, nova campanha para ciclistas no Sesc e no dia 19 o público-alvo será de pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas na região do Aeroparque.

Projeto Vida no Trânsito
O Projeto Vida no Trânsito tem como foco das ações a intervenção em dois fatores de risco priorizados no Brasil: dirigir após o consumo de bebida alcoólica e velocidade excessiva e/ou inadequada, além de outros fatores ou grupos de vítimas identificados localmente a partir das análises dos dados, notadamente acidentes de transporte terrestre envolvendo motociclistas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here