Paranaguá sedia encontro para discutir política de saúde LGBT nesta quarta-feira

0
64

Evento será no SESC e tratará também de questões envolvendo notificação de violências. Objetivo é sensibilizar e qualificar profissionais sobre o tema.

Acontece em Paranaguá nesta quarta-feira (8) o “Encontro do Litoral Paranaense sobre a Política Nacional de Saúde LGBT e Notificação de Violências”. O evento será realizado no auditório do SESC e terá início às 8h, devendo durar o dia todo. O objetivo é sensibilizar e qualificar em relação às questões de saúde da população de lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros.

Também estarão em discussão a compreensão da Política Nacional de Saúde Integral em suas diversas interfaces e proporcionar análise da violência interpessoal e autoprovocada (agressões contra si próprio ou tentativa de suicídio), com destaque para o preenchimento da Ficha de Notificação de Violências.

A organização do encontro é da Universidade Federal do Paraná – Setor Litoral (UFPR Litoral), em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A Prefeitura de Paranaguá também é parceira, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, com o Núcleo de Prevenção à Violência e Cultura da Paz.

Ainda estão na organização, a Secretaria de Estado da Saúde (SESA), por meio da 1.ª Regional de Saúde, a Prefeitura de Pontal do Paraná e Pastoral da Aids. O Ministério da Saúde dá apoio.

O encontro é dirigido para todos os municípios da região. Foi elaborado com foco nos profissionais/gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) e da rede intersetorial (educação, assistência social e segurança pública) do Litoral, além de estudantes e representantes da sociedade, que também puderam se inscrever.

Durante o evento ainda vai acontecer o lançamento do Projeto PET Interprofissionalidade em Saúde (Programa de Educação pelo Trabalho na Saúde), numa parceria da UFPR Litoral com a Secretaria Municipal de Saúde de Paranaguá e financiamento do Ministério da Saúde.

Uma comissão foi formada com membros das diversas entidades participantes para organizar o evento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here