Dia D de vacinação contra gripe tem adesão baixa em Paranaguá

0
127

A  adesão à vacinação contra a gripe em Paranaguá foi baixa neste sábado de Dia D, atendendo campanha nacional realizada pelo Ministério da Saúde. Mesmo com os 19 postos abertos das 8h às 17h pessoas que pertencem ao público-alvo não foram se vacinar. Foram aplicadas apenas cerca de 1,8 mil doses.

“Os índices alcançados até agora continuam preocupantes. A adesão neste sábado foi muito baixa e por isso teremos que tomar providências”, avalia a secretária municipal de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro. A campanha de vacinação continua até o dia 31. Por esse motivo na próxima semana serão discutidas estratégias para ampliar a cobertura vacinal no município.

A meta é imunizar 32 mil pessoas com a vacina da gripe de Paranaguá. Do início da campanha até foram aplicadas aproximadamente 8,5 mil doses, o que representa apenas cerca de 25% do estabelecido, de acordo com dados do Departamento de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde.

“Vamos levar vacina em locais com grande circulação de pessoas. Não podemos atingir índices baixos de vacinação, pois quem sai prejudicada é a própria população”, declarou a secretária, que agradeceu o empenho dos servidores em trabalharem neste sábado nas 19 unidades básicas. Uma equipe levou as doses aos asilos, beneficiando assim dezenas de idosos.

As vacinas foram disponibilizadas em postos espalhados por todas as regiões da cidade, incluindo também a Ilha do Mel (Nova Brasília e Encantadas), Alexandra e demais colônias da zona rural e comunidades marítimas.

Vale lembrar que o público-alvo da campanha de vacinação contra a gripe é composto por crianças de 6 meses a 6 anos incompletos, gestantes em qualquer período gestacional, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas com mais de 60 anos, doentes crônicos e imunodeprimidos (hipertensos, diabéticos, portadores de HIV e pessoas que passam por tratamento contra o câncer), além de profissionais de saúde, professores da rede pública e particular, índios e presos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here