Postos de saúde abrem neste sábado para Dia D da vacinação contra gripe

0
158

As 19 unidades de saúde de Paranaguá abrirão neste sábado (4) para a campanha nacional de vacinação contra a Influenza (gripe), das 8h às 17h. As doses estão sendo oferecidas desde o início de abril e a meta é imunizar cerca de 32 mil pessoas de Paranaguá, de vários grupos prioritários.

Entretanto, a procura está sendo baixa, com apenas cerca de 22% do público-alvo vacinado até agora e 7.291 doses aplicadas. As vacinas são distribuídas em postos espalhados por todas as regiões de Paranaguá, na Ilha do Mel (Nova Brasília e Encantadas), Alexandra e demais colônias da zona rural e comunidades marítimas.

A equipe da Superintendência de Vigilância em Saúde organizou a distribuição das doses durante a semana, fazendo a reposição necessária, já que todas já disponibilizam a vacina desde o início da campanha.

“Convido a todas as pessoas dos grupos prioritários a comparecerem nas unidades de saúde para se vacinar neste sábado. Esta vacina é importante pois previne complicações da gripe, que podem levar a internamentos e até a morte”, orientou a secretária municipal de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro.

Podem ser vacinadas pessoas com mais de 60 anos, crianças entre 6 meses e 6 anos incompletos, gestantes em qualquer período gestacional, puérperas (até 45 após o parto), professores da rede pública e privada, profissionais de saúde, presos, índios, policiais, bombeiros e membros das Forças Armadas. Pessoas com doenças crônicas (como hipertensos, diabéticos e imunossuprimidos) também podem receber a dose.

Do início da campanha até esta sexta-feira foram vacinadas 2.241 crianças, conforme dados da Superintendência de Vigilância em Saúde, o que corresponde a 18,21% da meta estabelecida, que é de 12.308.

Entre os idosos o índice está melhor, mas bem aquém do esperado. Foram aplicadas 3.632 doses em pessoas com mais de 60 anos, mas a meta é um total de 12.727, perfazendo 28,54%.

Preocupa também o índice de vacinação das gestantes, pois até agora foram imunizadas 347 das 1.617 previstas, com cobertura de apenas 21,46%.

“Estamos muito atentos a esses números da cobertura vacinal, que estão bem abaixo do que foi determinado. Por isso pedimos que nossa população se conscientize da importância de se imunizar”, declarou a secretária Lígia Regina.

HORÁRIO ESTENDIDO

A aplicação de vacinas de campanha, como a da febre amarela e também da gripe, no horário estendido (das 18h às 23h), passou a ser feita somente na unidade de saúde da Gabriel de Lara. A medida foi tomada por uma questão de organização e também para diminuir a perda de doses que sobram nos frascos e que deixam de ser aplicadas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here