Movimento “Maio Amarelo” começa em Paranaguá

0
110

Começou hoje em Paranaguá o movimento “Maio Amarelo”. O tema escolhido para a sexta edição do movimento é “No Trânsito, o sentido é a Vida”, que propõe o envolvimento direto da sociedade nas ações e uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade. Trata-se de um estímulo a todos os condutores seja de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas ou bicicletas, e aos pedestres e passageiros, a optarem por um trânsito mais seguro.

Com o objetivo de promover melhorias no sistema de trânsito, a Prefeitura de Paranaguá promoveu a pavimentação de 42 km de ruas em diferentes bairros, fez uma intervenção na Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto, onde retirou a rotatória existente no Posto Fiscal para garantir maior segurança na região. “Foi uma atitude necessária para evitar acidentes e o fluxo melhorou significativamente naquela região. Foi uma decisão acertada”, destacou o prefeito Marcelo Roque durante o evento de lançamento do Maio Amarelo.

O movimento promove uma ação coordenada entre o poder público junto com a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos. A escolha do mês de maio foi motivada pela proposta da ONU, quando decretou a década de Ação para a Segurança no Trânsito, em 11 de maio de 2011. Com isso, o balanço das ações é realizado em maio no mundo todo. Outra informação referente ao mês é sobre a cor amarela. Ela foi escolhida por ser a cor da advertência no trânsito. Placas amarelas alertam ao motorista sobre possíveis problemas à frente. A cor amarela traduz-se em atenção. Portanto, o amarelo é hoje o sinal de alerta no trânsito em todo o mundo.

De acordo com o Superintendente Municipal de Trânsito e coordenador geral do programa Vida no Trânsito em Paranaguá, Leônidas Martins, todo o trabalho se baseia no Art. 28 do Código Nacional de Trânsito que diz que todos devem ter total controle do veículo e total atenção no trânsito.

A Comandante da Guarda Municipal, Márcia Garcia, lembrou que é um trabalho sério que visa a segurança e a vida de todos no trânsito.

Ações educativas

Nesta sexta-feira, dia 3, aconteceu o lançamento do Meio Amarelo. No próximo dia 6 acontece “Ação Caminhoneiro”, no pátio de triagem. O objetivo é orientar os caminhoneiros sobre os riscos do trânsito e buscar a saúde desses profissionais.

No dia 13 a campanha vai ser feita junto a ciclistas que andam pela Avenida Roque Vernalha, quando haverá conscientização e adesivação de bicicletas.

No dia 16, nova campanha para ciclistas no Sesc e no dia 19 o público-alvo será de pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas na região do Aeroparque.

Lançamento

Na solenidade de lançamento participaram a Tenente Adriana Rodrigues representando a Capitania dos Portos do Paraná, os Sargentos Adauto e Martins do Corpo de Bombeiros, o diretor da 3a Ciretran, Nelcio de Oliveira; Vitor Julião da 1a Regional de Saúde, Everli Guiguer, diretora executiva do Cislipa; Alessandro Lopes da Rosa representando a Ecovia, secretários municipais e imprensa local, presidentes de Associações de Moradores, representante da Coopadubo e do Sesc.

A maioria destes segmentos participa das ações do Maio Amarelo em Paranaguá.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here