Evento discutirá política de saúde LGBT e notificação de violências

0
101

Paranaguá sediará no dia 8 de maio o “Encontro do Litoral Paranaense sobre a Política Nacional de Saúde LGBT e Notificação de Violências”. O objetivo é sensibilizar e qualificar em relação às questões de saúde da população de lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros, compreensão da Política Nacional de Saúde Integral em suas diversas interfaces, além de proporcionar uma análise da violência interpessoal e autop rovocada (agressões contra si próprio ou tentativa de suicídio), com destaque para o preenchimento da Ficha de Notificação de Violências.

O evento é direcionado para profissionais/gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) e da rede intersetorial (educação, assistência social e segurança pública) da região, além de estudantes e representantes da sociedade. O encontro acontecerá nas dependências do Serviço Social do Comércio (Sesc), na rua Domingos Peneda, 947, no bairro Estradinha, das 8h às 17h. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo link http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=46627. As vagas são limitadas.

A organização do encontro é da Universidade Federal do Paraná – Setor Litoral (UFPR Litoral), em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Prefeitura Municipal de Paranaguá (por meio da Secretaria Municipal de Saúde, com o Núcleo de Prevenção à Violência e Cultura da Paz) e a Secretaria de Estado da Saúde (SESA) e conta com apoio do Ministério da Saúde. Também são parceiros, a Prefeitura de Pontal do Paraná, 1.ª Regional de Saúde e Pastoral da Aids.

Na mesma oportunidade haverá o lançamento do Projeto PET Interprofissionalidade em Saúde (Programa de Educação pelo Trabalho na Saúde), uma parceria da UFPR Litoral com a Secretaria Municipal de Saúde de Paranaguá e financiamento do Ministério da Saúde.

Uma comissão foi formada com membros das diversas entidades participantes para organizar o evento. O professor doutor Marcos Signorelli, da UFPR Litoral, compõe a equipe, e explica a importância da participação nas discussões do encontro. “Esperamos contar com uma grande participação. Esse trabalho é visando contribuir para uma sociedade inclusiva, que respeite as diversidades e também fortaleça a construção de políticas públicas, fomentando a cultura da paz”, salientou o representante.

A secretária municipal de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro, afirma que a discussão sobre questões envolvendo gênero é “de suma importância para uma sociedade mais inclusiva e, sobretudo, com menos violência”. “Não é possível que ainda hoje tenhamos no noticiário diariamente eventos com pessoas mortas ou que foram agredidas por causa de sua sexualidade. Isso tem que acabar em nossa sociedade”, declarou a secretária, que lembrou do trabalho realizado pelo Núcleo de Prevenção à Violência e Promoção da Cultura da Paz, que é coordenado pela terapeuta ocupacional Helenize Zanon e também participa da comissão organizadora do evento.

A programação do evento começa às 8h, com credenciamento e cerimônia de abertura. O lançamento do PET Saúde – Interprofissionalidade ocorrerá entre 9h e 9h30. Em seguida ocorrerá mesa redonda com o tema “Saúde da População LGBT do Litoral do Paraná”, com mediação do professor doutor Marcos Signorelli, de “Conceitos de Gênero e Diversidade”, com o professor doutor Daniel Canavese de Oliveira (UFRGS), de “Política Nacional de Saúde LGBT, e ainda, sobre “Tipologias de violência e notificações de violência de gênero no Litoral do Paraná”, com o professor doutor Maurício Polidoro (IFRS).

Após intervalo para o almoço, a programação da tarde começa com outra mesa redonda, para debater os direitos e a saúde da população LGBT, com o tema “O uso do nome social por pessoas trans”, com o mestre Dionne Freitas, da Secretaria Municipal de Saúde de Campo Magro, da Aliança Nacional LGBTI e Transgrupo Marcela Prado, e temática específica de Direitos e Legislação. Após intervalo entre 15h e 15h30 ocorrerá rodas de conversa sobre notificação de violência motivada por LGBTfobia, seguida de encerramento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here