Unidade de Saúde na Serraria do Rocha é revitalizada

0
100

Entrega da manutenção significa melhoria na qualidade do serviço prestado aos parnanguaras e a valorização dos profissionais que atuam no local

A unidade básica de saúde (UBS) Domingos Lopes do Rosário, no Bairro Serraria do Rocha, está de cara nova. O local passou por revitalização. O investimento com recursos próprios foi de R$ 107.267,29.

A coordenadora da Atenção Básica, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Mariana França não escondeu o contentamento ao falar sobre as melhorias na área da saúde. “Estávamos vivendo uma fase difícil no setor em anos anteriores e hoje felizmente, passamos por um momento diferente e positivo com a valorização da atenção primária”, destaca a coordenadora.

“Hoje a UBS na Serraria do Rocha está com três equipes. A Estratégia Saúde da Família completa, com 21 agentes de saúde trabalhando, ainda três médicos, três enfermeiras, mais de quatro técnicos de enfermagem significa geração de emprego e atendimento de qualidade para a população”, comemora Mariana França.

A UBS Domingos Lopes do Rosário, em 2007 passou a atender baseada na estratégia Saúde da Família. Desde 2013 estava passando por dificuldades de atendimento devido ao desfalque de profissionais e infraestrutura sem manutenção. A partir de janeiro de 2018, as três equipes de saúde voltaram a atuar com todos os profissionais, conforme preconiza a Política Nacional de Atenção Básica graças ao chamamento de pessoal por meio do Processo Seletivo Simplificado n.º 04/2017, bem como a contratação terceirizada de médicos.

A secretária municipal interina de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro ressalta que as unidades há tempos não passavam por manutenção necessária. “Esta é uma das entregas de revitalização que estamos fazendo, mas a manutenção também está ocorrendo no Dona Baduca, na UBS no Jardim Iguaçu, na Vila Guarani, Vila do Povo, Vila Garcia, UBS Norberto Costa, Rodrigo Gomes, UBS de Amparo, Centro Odontológico, Caic, João Paulo II e Santos Scomação. É mais de um milhão de reais em manutenção das unidades de saúde”, detalha Lígia Cordeiro.

A secretária interina citou ainda as melhorias que ocorreram com a entrega da sede da Secretaria Municipal de Saúde em prédio totalmente revitalizado, as obras em andamento das novas UBS em Encantadas, na Ilha do Mel, Porto Seguro, Leblon e Ilha dos Valadares. “Vários veículos foram entregues e virão outros ainda este ano, inclusive ambulâncias”, lembrou Lígia.

O prefeito Marcelo Roque enfatiza que a entrega da manutenção na unidade básica de saúde, na Serraria do Rocha é mais uma etapa do planejamento voltado a Saúde no município. “Nesse planejamento de investimentos na área consta a revitalização de todas as unidades de saúde. Quando assumimos a Prefeitura em janeiro de 2017, todos os postos estavam sucateados, com bastante dificuldades e agora estamos mantendo essas manutenções necessárias”, frisa o prefeito.

A contratação de pessoal, além das manutenções e revitalizações, representam melhoria do acesso e qualidade do serviço prestado aos moradores, bem como a valorização dos funcionários, pois permite um ambiente seguro e salubre para o desenvolvimento de suas atividades profissionais.“A UBS na Serraria do Rocha é uma unidade importante que abrange vários moradores e agora entregamos essa revitalização. É maior qualidade para que os profissionais possam trabalhar e dar um melhor atendimento à população parnanguara”, avalia o prefeito.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here