Escultura gigante é o marco da 1ª Festa do Caranguejo

0
159

Na noite desta quarta-feira, 6, aconteceu a 1.ª Festa do Caranguejo de Paranaguá, na Praça de Eventos Mário Roque. O prefeito Marcelo Roque abriu a festividade com a inauguração de uma escultura de caranguejo feita pelo artista Índio Artesão. “Foi um excelente presente a Paranaguá com uma obra artística cuidadosamente detalhada. Queremos oferecer aos parnanguaras e turistas um local de lazer com a família onde possam degustar do tradicional prato a base de caranguejo, além de outras delícias do mar”, salienta o prefeito. A peça decorativa foi doada por uma empresa nos conformes da lei e todas as informações sobre tal doação são publicadas Portal da Transparência da Prefeitura de Paranaguá.

“Quem ganha com a 1.ª Festa do Caranguejo é Paranaguá. Isso fomenta a geração de renda com a vinda de turistas e as famílias que terão mais um momento de lazer. Parabéns a todos os envolvidos nesta festividade que, sem dúvida, vai se tornar tradicional no município”, ressalta o vice-prefeito Arnaldo Maranhão.

O secretário Municipal de Cultura e Turismo, Harrison Camargo salienta a importância da festa popular. “É uma festividade que atrai o turista, diverte o parnanguara e contribui com a cidade em sua divulgação atraindo mais visitantes. A festa vai auxiliar ainda, a comunidade pesqueira de Paranaguá, assim como os permissionários”, avalia o secretário.

Muitas secretarias estão envolvidas no trabalho para que o evento seja sinônimo de sucesso e agrade a todos os participantes. A Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca está presente coordenando, inclusive, a venda de caranguejos vivos.

“A união das secretarias é uma orientação do prefeito Marcelo Roque e, com certeza, faz com que os eventos, obras e serviços à população sejam ainda mais planejados e cuidadosamente preparados”, avalia Morgana Gonçalves, secretária da pasta.

Caranguejo Uçá

A escultura entregue é de um caranguejo Uçá e foi confeccionada por Índio Artesão. O artista é natural de Nísia Floresta (RN). Se profissionalizou com 18 anos de idade e desenvolveu obras importantes, como o Galo Branco de Dona Neném, símbolo Folclore e do artesanato de São Gonçalo do Amarante (RN) sendo uma obra de 15 metros de Altura. Tendo realizado também grandes obras no Aquário Zona Norte de Natal. Ao todo, até hoje, ele já produziu cerca de 3 mil trabalhos de todos os tamanhos. Sendo elas arte em cimento, argila, pedra e sabão, madeira e esculturas na areia da praia. Sendo um grande profissional, e escolhido pelo Governador do Estado do Rio Grande do Norte para fazer a fachada de entrada de São José de Mipibú. Agora Índio expande seus trabalhos pelo Sul do país, sendo sua primeira obra em Itapoá/SC um caranguejo de três metros para uma imobiliária local, em Barra do Saí, e mais duas obras na mesma cidade.

A escultura está localizada em frente ao Palco Tutoia à esquerda, da Praça de Eventos Mário Roque.

29 anos da AESP 

Os 29 anos de fundação da Associação das Escolas de Samba de Paranaguá foi comemorado na Festa do Caranguejo. A entidade que lidera as agremiações do município também coopera na organização dos desfiles carnavalescos. Nesta quarta, 06, um esquenta de carnaval foi promovido pelos integrantes das escolas de samba. O show de samba, beleza e simpatia das musas do carnaval contagiou aqueles que estavam na Praça de Eventos Mário Roque junto a bateria da Escola de Samba Unidos do Cartolas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here